Solenidade de São Pedro e São Paulo – Missa da Vigília (sábado à tarde ou à noite) – Apascenta as Minhas Ovelhas – São João 21, 15-19 – 28 de Junho

23 de junho de 2014 at 10:39 Deixe um comentário

15. Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.

16. Perguntou-lhe outra vez: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros.

17. Perguntou-lhe pela terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: Amas-me?, e respondeu-lhe: Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas.

18. Em verdade, em verdade te digo: quando eras mais moço, cingias-te e andavas aonde querias. Mas, quando fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres.

19. Por estas palavras, ele indicava o gênero de morte com que havia de glorificar a Deus. E depois de assim ter falado, acrescentou: Segue-me!

 

 

“Nesta vigília da Solenidade de São Pedro e São Paulo, agradecemos a Deus a vida e a missão desses Apóstolos, que superaram as dificuldades e seguiram confiantes no caminho de Jesus. Celebremos também o Bispo de Roma e os pastores da Igreja”.

 

São Pedro

O Catecismo (§881) ensina: “Somente Simão, a quem deu o nome de Pedro, o Senhor constituiu em pedra de sua Igreja. Entregou-lhe as chaves da mesma, instituiu-o pastor de todo o rebanho. Porém, o múnus de ligar e desligar, que foi dado a Pedro, consta que também foi dado ao colégio dos apóstolos, unido a seu chefe.” Este oficio pastoral de Pedro e dos outros Apóstolos faz parte dos fundamentos da Igreja e é continuado pelos Bispos sob o primado do Papa”.

São João Paulo II disse que “Pedro fez a sua profissão de fé em Cristo e esta sua fé constitui o sólido fundamento do Povo da Nova Aliança. A Igreja não é antes de tudo uma estrutura social; é a comunidade daqueles que compartilham a mesma fé de Pedro e dos Apóstolos; a Comunidade daqueles que proclamam a única fé apostólica. Esta comum profissão de fé representa a autêntica razão de ser da própria Igreja como instituição visível: esta motiva e sustem cada um dos seus projetos e iniciativas”.

 

São Paulo

São João Paulo II disse que “Paulo foi iluminado pela graça divina no caminho de Damasco e, de perseguidor de cristãos tornou-se o Apóstolo das nações. Tendo encontrado Jesus no seu caminho, dedicou-se totalmente à causa do Evangelho. Também a Paulo estava destinada a distante meta de Roma, a capital do império onde, juntamente com Pedro, anunciaria Cristo, único Senhor e Salvador do mundo. Pela fé, um dia também ele derramaria o sangue precisamente aqui, associando para sempre o seu nome ao de Pedro na história da Roma cristã”.

“Ao peso do mal vergados, São Paulo, por ti clamamos; da graça o penhor eterno, que salva, te suplicamos…Ó vítima que agrada aos céus, dos povos amor e luz, fiel defensor da Igreja, protege-a, e a nós conduz. Louvor à Trindade eterna, hosanas, poder, vitória. O prêmio do bom combate contigo nos dê, na glória”. (Liturgia das Horas)

 

São Pedro e São Paulo

São João Paulo II disse: “Deus revela o Seu Filho primeiramente a Pedro que antes se chamava Simão, e era filho de Jonas e irmão de André, e depois — a seu tempo — a Paulo, que antes se chamava Paulo de Tarso. Graças ao poder desta revelação do Filho por parte do Pai, Pedro, que acreditou e confessou a sua fé, deve ser «pedra». E Eu te digo: Tu és Pedro, «a pedra», e «sobre esta pedra edificarei a Minha Igreja e as portas do inferno nada poderão contra ela» (Mt. 16, 18). Graças ao poder da mesma revelação do Filho por parte do Pai, Paulo, que acreditou e confessou a sua fé em Cristo com o mesmo fervor de espírito, com que antes perseguira os confessores de Cristo, devia tornar-se «o instrumento escolhido» para levar o nome do Senhor perante os pagãos (At. 9, 15)”.

O Papa Emérito Bento XVI disse que “os dois Santos Padroeiros de Roma, embora tenham recebido de Deus carismas diversos e missões diferentes para cumprir, são ambos fundamentos da Igreja una, santa, católica e apostólica”.

“Num só dia celebramos o martírio dos dois apóstolos. Na realidade, os dois eram como um só. Embora tenham sido martirizados em dias diferentes, deram o mesmo testemunho. Pedro foi à frente; Paulo o seguiu. Celebramos o dia festivo consagrado para nós pelo sangue dos apóstolos. Amemos a fé, a vida, os trabalhos, os sofrimentos, os testemunhos e as pregações destes dois apóstolos”. (Santo Agostinho)

Oração da Missa: “Senhor nosso Deus, concedei-nos os auxílios necessários à salvação pela intercessão dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, pelos quais destes à vossa Igreja os primeiros benefícios da fé. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”.

São João Paulo II: “A Igreja de Roma celebra hoje a memória de ambos. A «Pedra» e o «Instrumento escolhido» encontraram-se definitivamente aqui. Aqui cumpriram ambos o ministério apostólico, aqui o selaram definitivamente com o testamento do sangue por eles derramado, com o testemunho do sacrifício total da vida”.

 

Os Pastores da Igreja

Papa Francisco disse assim: “O Bispo de Roma é chamado a viver e confirmar neste amor por Cristo e por todos, sem distinção, limite ou barreira. E não só o Bispo de Roma, mas todos vós, novos arcebispos e bispos, tendes o mesmo dever: deixar-se consumar pelo Evangelho, fazer-se tudo para todos. O dever de não se poupar, de se esquecer de si ao serviço do povo santo e fiel de Deus”.

O Papa Emérito Bento XVI ensinou que “é tarefa do pastor apascentar e guardar o rebanho e conduzi-lo às pastagens justas. Apascentar o rebanho significa preocupar-se por que as ovelhas encontrem o alimento justo, que seja saciada a sua fome e satisfeita a sua sede. Fora da metáfora, isto significa: a palavra de Deus é o alimento do qual o homem precisa”.

“Tornar sempre de novo presente a palavra de Deus e assim alimentar os homens é a tarefa do Pastor reto. E ele deve saber também resistir aos inimigos, aos lobos. Deve preceder, indicar o caminho, conservar a unidade do rebanho”. (Papa Emérito Bento XVI)

 

Cristo, o Bom Pastor

O Papa Emérito Bento XVI explicou: “Cristo, como Bom Pastor carregou sobre os seus ombros a ovelha tresmalhada, a humanidade, para a reconduzir a casa. Recorda-nos o fato de que Ele, o Pastor supremo, quis fazer-se Ele mesmo Cordeiro, para assumir a partir de dentro o destino de todos nós; para nos reconduzir e curar a partir de dentro. Rezemos ao Senhor a fim de que nos conceda ser a seu exemplo Pastores justos, “não constrangidos, mas de boa vontade… como apraz a Deus… com ânimo generoso… modelos do rebanho” (1 Pd 5, 2s). Amém.

 

Conclusão

“A festa dos Apóstolos alegra todo o mundo até os seus extremos, com júbilo profundo. Louvamos Pedro e Paulo, por Cristo, consagrados colunas das Igrejas no sangue derramado. São duas oliveiras diante do Senhor, brilhantes candelabros de esplêndido fulgor. Do céu luzeiros claros, desatam todo laço de culpa, abrindo aos santos de Deus o eterno Paço. Ao Pai louvor e glória nos tempos sem fronteiras. Império a vós, ó Filho, beleza verdadeira. Poder ao Santo Espírito, Amor e Sumo Bem. Louvores à Trindade nos séculos. Amém”. (Liturgia das Horas)

 

Oração

Preces da Assembleia

PR: Celebrando a vigília da Solenidade de Pedro e Paulo, colunas da Igreja, rezemos ao Senhor, dizendo:

AS: Estendei, Senhor, a vossa proteção.

1-      Sobre o Papa, os Bispos, os Padres e Diáconos, vos pedimos.

2-      Sobre os Vocacionados à vida sacerdotal e religiosa, vos pedimos.

3-      Sobre os pais e mães de família, vos pedimos.

4-      Sobre os doentes e desanimados, vos pedimos.

5-      Sobre os perseguidos por amor ao reino, vos pedimos.

Deus eterno e onipotente, confirmai-nos na fé dos Apóstolos Pedro e Paulo e fazei-nos tomar parte no banquete do vosso reino. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

 

Pedimos-Vos, Senhor, pela vida do Papa Francisco. Que Deus o proteja e abençoe sempre na sua função de pastor da Igreja Católica Apostólica Romana. Que o Espírito Santo continue iluminando seus atos, suas palavras e seu silêncio.

E estenda Senhor essa bênção também ao Papa Emérito Bento XVI. E que Nossa Senhora os guarde em seu manto.

São João Paulo II e São João XXIII, rogai por nós!

Jane Amábile- Com. Divino Espírito Santo

Entry filed under: Reflexão da Palavra. Tags: .

Aparecida: Imagem peregrina pelo Brasil Solenidade de São Pedro e São Paulo – Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo! – Missa do Dia – São Mateus 16, 13-19 – 29 de Junho

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Arquivos

ADMINISTRADORA DO BLOG:

Jane Amábile

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 379 outros assinantes

Categorias