Terceiro Domingo do Advento – Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo – São Lucas 3, 10-18 – dia 16 de dezembro de 2018

10 de dezembro de 2018 at 5:39 Deixe um comentário

“10.Perguntava-lhe a multidão: “Que devemos fazer?”. 11.Ele res­pondia: “Quem tem duas túnicas dê uma ao que não tem; e quem tem o que comer, faça o mesmo”. 12.Também publicanos vie­ram para ser batizados, e perguntaram-lhe: “Mestre, que devemos fazer?”.* 13.Ele lhes respondeu: “Não exijais mais do que vos foi ordenado”. 14.Do mesmo modo, os soldados lhe perguntavam: “E nós, que devemos fazer?”.Respondeu-lhes: “Não pratiqueis violência nem defraudeis a ninguém, e contentai-vos com o vosso soldo”. 15.Ora, como o povo estivesse na expectativa, e como todos perguntassem em seus corações se talvez João fosse o Cristo, 16.ele tomou a palavra, dizendo a todos: “Eu vos batizo na água, mas eis que vem outro mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de lhe desatar a correia das sandálias; ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo. 17.Ele tem a pá na mão e limpará a sua eira, e recolherá o trigo ao seu celeiro, mas queimará as palhas num fogo inextinguível”. 18.É assim que ele anunciava ao povo a Boa-Nova, e dirigia-lhe ainda muitas outras exortações.”

Fonte: Bíblia Ave Maria

Imagem relacionada

“Exultemos, cantando alegres, neste terceiro domingo do Advento, domingo da alegria. A alegria e a paz tomam conta de nossa vida, pois o Senhor que vem no Natal está próximo. Rejeitando o consumismo e todo egoísmo, conseguiremos ter Jesus sempre em nosso coração e pensamentos e saberemos reconhecê-lo entre nós. Acolhamos a mensagem de esperança e compromisso que João batista nos traz na liturgia de hoje”. (Liturgia Diária)

Dom Henrique Soares da Costa explicou: “A figura de João Batista, com toda a sua austeridade e com suas palavras de advertência são um sério convite a que revisemos nosso modo de viver. Hoje, caríssimos, o mundo é todo paganizado; nosso País está se tornando cada vez mais pagão. Mas, isso não é o mais triste. O mais triste, o que nos corta o coração, é ver os cristãos vivendo como os pagãos, pensando como os pagãos, falando como os pagãos, agindo como os pagãos, gostando das coisas que agradam aos pagãos! Nós, que vimos a Luz; nós, que temos a consolação de Cristo; nós que temos o seu Espírito; nós, que nos alimentamos com o pão da sua Palavra e do seu Corpo e Sangue! Não fugiremos à Ira, caríssimos! Não escaparemos do tremendo tribunal de Cristo!”

“João é o mensageiro, enviado por Deus para preparar os homens para a chegada do Messias. A mensagem transmitida por João – com a palavra e com a própria atitude de vida – é um apelo veemente à mudança de vida e de mentalidade, a fim de que a proposta do Messias libertador encontre lugar no coração dos homens. João deixa claro que a missão do Messias é comunicar o Espírito que transforma o homem”. (Site dos Padres Dehonianos

Dom Henrique Soares da Costa explicou: “Não se brinca com Cristo: se João – austero, piedoso e coerente – não se sentia digno de desamarrar suas sandálias, que será de nós? Ele nos batizará, nos mergulhará no fogo do seu Espírito… e, então, ai do infiel, ai do que fez pouco caso da sua Palavra, das suas exigências, do seu amor, ai do cristão e nome e pagão de vida!”

Conclusão:

“João Batista apresenta uma proposta de vida a cada grupo que se aproxima dele com a pergunta: o que devemos fazer? Ao povo, João convida à solidariedade; aos cobradores de impostos, pede-lhes que sejam honestos e justos; aos responsáveis pela segurança, que não sejam violentos. Numa palavra, o precursor pede a todos a conversão em gestos concretos”. (Liturgia Diária)

Oração:

“Graças Vos sejam dadas, Senhor Jesus! Estamos na vossa presença, esperando-Vos! «Ainda um pouco de tempo!» (Jo 16, 16) Assim fazeis promessa após promessa; e eu confio nas vossas promessas. Vinde, porém, em ajuda da minha incredulidade (Mc 9,24), para que Vos espere e continue a esperar, até que, finalmente, veja aquilo em que acredito. Sim, eu creio «que hei-de ver os bens do Senhor, na terra dos vivos”. (Beato Guerric de Igny)

Jane Amábile – Com. Divino Espírito Santo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Entry filed under: Reflexão da Palavra. Tags: .

Reflexão: II Domingo do Advento – Ano C Frases sobre Nossa Senhora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


ADMINISTRADORA DO BLOG:

Jane Amábile

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 309 outros seguidores

Categorias


%d blogueiros gostam disto: