Décimo Quarto Domingo do Tempo Comum – Aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração – São Mateus 11, 25 – 30 – Dia 09 de julho de 2017

3 de julho de 2017 at 5:59 Deixe um comentário

Resultado de imagem para imagem de aprendei de mim que sou manso e humilde de coração - em site católico

“25.Por aquele tempo, Jesus pronunciou estas palavras: Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos. 26.Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado. 27.Todas as coisas me foram dadas por meu Pai; ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho quiser revelá-lo. 28.Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. 29.Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. 30.Porque meu jugo é suave e meu peso é leve.”

“Como povo pertencente a Cristo, estamos reunidos para elevar a Deus nosso louvor e agradecimento por conceder aos pobres e humildes a sabedoria do Reino.  Vindo Ele mesmo ao nosso encontro com humildade e mansidão, Jesus nos convida a fazer parte do seu grupo e aprender dele como tornar nosso jugo suave e nosso fardo leve”. (Liturgia Diária)

Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequenos.

“Jesus havia experimentado a resistência dos doutores da Lei e dos fariseus. Ambos eram especialistas em leis, mas julgavam-se justos e superiores aos demais. Teoricamente eles teriam melhores condições para compreender as escrituras e seguir os ensinamentos de Jesus. A realidade, porém, era outra. Eles se uniam e se empenhavam em silenciar a voz de Jesus e tirá-lo de circulação. A esse grupo se acrescentam outros líderes e dirigentes do povo. São os “sábios e entendidos”, que se recusam a reconhecer os caminhos de Deus”. (Dia a Dia – Ed. Paulus)

O Padre Heitor de Menezes disse assim: “Os preferidos de Deus são os pequeninos, aqueles que nada possuem, apenas a graça divina. A sabedoria e o entendimento humanos não bastam para revelar as coisas divinas, são limitadas em si. Ao contrário, os que falam com a Sabedoria vinda do alto são aqueles que se fizeram pequenos e, de deus, obtiveram tal autoridade”. (Rede Século 21)

Sim, Pai, eu te bendigo, porque assim foi do teu agrado.

“O homem humilde renuncia à sua própria vontade e abandona-se espontaneamente nas mãos de Deus. Torna-se assim uma só vontade e uma só liberdade com a vontade divina. E este é o próprio cerne da humildade. A vontade de Deus, que é a própria liberdade, liberta-nos o espírito de temor e torna-nos livres, libertos e despojados de nós mesmos. Deus dá-nos então o Espírito dos eleitos, que nos faz exclamar com o Filho: «Abba, isto é, Pai» (Rm 8,15)”. (Beato Jan van Ruysbroeck)

“Agora, pois, irmãos, vos exortamos a louvar a Deus. É isto o que todos nós exprimimos mutuamente quando cantamos: Aleluia. Louvai o Senhor, dizemos nós uns aos outros. E assim todos põem em prática aquilo que se exortam mutuamente. Mas louvai-o com todas as vossas forças, isto é, louvai a Deus não só com a língua e a voz, mas também com a vossa consciência, vossa vida, vossas ações”.(Santo Agostinho)

Tomai meu jugo sobre vós

O Papa Emérito Bento XVI disse que “o “jugo” de Cristo é a lei do amor, é seu mandamento, que Ele deixou para seus discípulos (Jo 13, 34; 15,12). O verdadeiro remédio para as feridas da humanidade – tanto materiais, como são a fome e as injustiças, e psicológicas e morais, causadas por um falso bem-estar – é uma regra de vida baseada no amor fraterno, que tem seu manancial no amor de Deus”. (03 de julho de 2011)

O Papa Francisco explicou: “O jugo do Senhor consiste em carregar o peso dos outros com amor fraterno. A mansidão e a humildade de coração ajudam-nos não só a responsabilizar-nos pelos outros, mas também a não sobrecarregar sobre eles os nossos preconceitos, as nossas críticas ou a nossa indiferença”. (2014-07-06)

Porque eu sou manso e humilde de coração

O Papa Francisco disse assim: “Aprendei de mim” significa que “para os seus discípulos Jesus prospeta um caminho de conhecimento e de imitação”.Jesus “dirige-se aos humildes e aos pequenos porque ele próprio se fez pequeno e humilde”. Como se lê na Carta aos Filipenses Jesus «Humilhou-Se a Si próprio, fazendo-Se obediente até à morte e morte de cruz». O jugo que carregam os pobres e os oprimidos é o mesmo que carregou Cristo antes deles; por isso, é um jugo leve. Sobre os ombros d’Ele, recai o peso dos sofrimentos e pecados da humanidade inteira”.(14\09\16)

O Papa Emérito Bento XVI: “Que a Virgem nos ajude a “aprender” de Jesus a humildade verdadeira, a tomar com decisão seu jugo leve, para experimentarmos a paz interior e sermos capazes de consolar outros irmãos e irmãs que percorrem com cansaço o caminho da vida”.

Conclusão:

“Jesus fez clara opção pelos empobrecidos, para torná-los grandes diante de Deus. Ele louva e agradece ao Pai pela vida dos pequeninos,  daqueles que acolheram sua mensagem, e os convida a entrar em sintonia com Ele e acolher o jugo da mansidão”. (Liturgia Diária)

Oração:

Do Papa Francisco:  “Dirijamo-nos à Virgem Maria. O seu coração imaculado, coração de mãe, compartilhou ao máximo desta compaixão de Deus, sobretudo na hora da Paixão e Morte de Jesus. Que Maria nos ajude a sermos mansos, humildes e misericordiosos com os nossos irmãos”!

Jane Amábile – Com. Divino Espírito Santo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Entry filed under: Reflexão da Palavra. Tags: .

Angelus Domini – 02.07.2017 Novena ao Sagrado Coração de Jesus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


ADMINISTRADORA DO BLOG:

Jane Amábile

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 223 outros seguidores

Categorias


%d blogueiros gostam disto: