Trindade e Eucaristia: mistério de comunhão que Deus partilha conosco

14 de junho de 2017 at 5:53 Deixe um comentário

Cristo Eucaristia

Celebrado o domingo da Santíssima Trindade, na primeira quinta-feira que tem pela frente, a Igreja celebra o dia de Corpus Christi.

A própria sequência do ano litúrgico nos ajuda a perceber a riqueza e a harmonia dos mistérios revelados. Particularmente nesta época do ano, a Igreja vai fazendo sucessivas sínteses práticas da própria fé.

Com o Pentecostes, reconhece a plenitude da revelação divina, que conclui a manifestação do seu mistério com o envio do seu Espírito.

Com o domingo da Trindade, a Igreja acolhe esta plenitude na profissão do mistério de comunhão existente em Deus. E logo em seguida, com a festa da Eucaristia, a Igreja reconhece este mesmo mistério de Deus que se faz presente na dinâmica de sua doação que continua através dos sacramentos de Cristo.

Assim, fica ressaltada, de um lado, a continuidade do mesmo mistério de Deus, que se revela progressivamente. Por outro lado, se manifesta a riqueza deste mistério, que se comunica a nós na medida em que se revela, para que dele participemos.

A revelação da Trindade nos permite intuir a profunda comunhão que existe em Deus, manifestada na unidade perfeita do Pai, do Filho e do Espírito Santo, unidade que o próprio Cristo testemunhou com tanta frequência no seu Evangelho.

Pois bem, um dos melhores caminhos de acesso para contemplarmos o mistério da Eucaristia é perceber a harmonia que existe entre o mistério íntimo da comunhão divina com o mistério da comunhão que a eucaristia realiza e faz acontecer. A comunhão existente em Deus, Cristo a comunica com a comunhão que ele estabelece, oferecendo-se ao Pai como hóstia e dando-se aos irmãos como pão enviado pelo Pai, que nos comunica sua própria vida.

Trindade e Eucaristia, o mesmo mistério de comunhão, que Deus partilha conosco.

Dom Demétrio Valentini
Bispo de Jales

Anúncios

Entry filed under: Reflexão da Palavra. Tags: .

Papa: Deus não pode ser Deus sem o homem, um grande mistério! Papa no Angelus: Deus é sempre o primeiro a procurar-nos, a amar-nos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


ADMINISTRADORA DO BLOG:

Jane Amábile

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 201 outros seguidores

Categorias


%d blogueiros gostam disto: