Quarto Domingo da Páscoa – Domingo do Bom Pastor – São João 10, 1-10 – Dia 07 de maio de 2017

1 de maio de 2017 at 5:52 Deixe um comentário

Imagem relacionada“1.Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. 2.Mas quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3.A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz à pastagem. 4.Depois de conduzir todas as suas ovelhas para fora, vai adiante delas; e as ovelhas seguem-no, pois lhe conhecem a voz. 5.Mas não seguem o estranho; antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. 6.Jesus disse-lhes essa parábola, mas não entendiam do que ele queria falar. 7.Jesus tornou a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. 8.Todos quantos vieram antes de mim foram ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram. 9.Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo; tanto entrará como sairá e encontrará pastagem. 10.O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância.”

“Estamos reunidos em torno de Jesus, o pastor e guarda de nossa vida, que nos conduz no caminho da felicidade. Ele nos conhece, manifesta sua ternura e carinho para conosco e caminha à nossa frente, para que tenhamos vida em plenitude. Esta liturgia nos motiva a rezar pelas vocações religiosas e sacerdotais e por todos os chamados a algum ministério ou serviço na comunidade”. (Liturgia Diária)

Eu sou a porta das ovelhas.

O Catecismo (§754) ensina: “Assim a Igreja é o redil, cuja única e necessária porta é Cristo. E também o rebanho, do qual o próprio Deus predisse que seria o pastor e cujas ovelhas, ainda que governadas por pastores humanos, são contudo guiadas e alimentadas sem cessar pelo próprio Cristo, bom Pastor e Príncipe dos pastores, o qual deu a vida pelas suas ovelhas”.

“Cristo pode dizer com propriedade «Eu sou», já que para Ele nada pertence ao passado nem ao futuro: tudo nele é presente. Como afirma de Si mesmo no Apocalipse: «Eu sou o Alfa e o Ômega, Aquele que é, que era e que há-de vir, o Todo-Poderoso» (Ap 1,8); e no Êxodo: «Eu sou Aquele que sou. Assim dirás aos filhos de Israel: “‘Eu sou’ enviou-me a vós” (Ex 3,14). (Santo Antônio de Pádua)

Dom Eurico dos Santos Veloso disse assim: “Ao dizer “eu sou o bom pastor”, Jesus se põe em pé de igualdade com o Deus libertador do Êxodo, que assim se deu a conhecer a Moisés: “Eu sou aquele que sou”, e desse modo que ser lembrado de geração em geração. Jesus bom pastor é, portanto, a memória e a presença viva do Deus que conduz o povo para fora de tudo o que oprime e diminui a vida. Com ele, iniciamos novo e definitivo êxodo rumo à vida em plenitude que Deus quer para todos”.

As ovelhas “não seguem o estranho; antes fogem dele”

Dom Eurico Santos Veloso explicou que opõem o pastor, que é Jesus, aos mercenários, que são as lideranças político-religiosas do seu tempo e de todas as épocas. Mais, ainda, hoje há falsos pastores que agem como saduceus, fariseus ou falsos mestres da lei. Diante de Jesus bom pastor, não há meio termo: ou estamos a serviço do povo até o fim, dando a vida por ele, e assim nos assemelhamos a Jesus, ou somos mercenários e exploradores, coniventes com as situações e estruturas que geram a morte da nossa gente.

Dom Juventihno Kestering ensinou: “Somos chamados a seguir e o bom Pastor e assumir a atitude de bom Pastor na família e na comunidade. O contrário do bom pastor é o mercenário que cuida por interesse. Quando vem o perigo, foge e deixa as ovelhas abandonadas. Seja você um bom Pastor. Cuide de você, de sua saúde, de suas atitudes, mas também cuide dos outros a começar pela sua família”.

Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância

Jesus “no Evangelho, nos aparece fatigado (Jo 4,5), porque Se fatiga por nós e promete dar a sua vida em resgate de muitos (Mt 20,28). E afirma que só o bom pastor age desta maneira. Que doador magnífico, que dá por nós o que de maior tem: a sua vida! Que benfeitor amigo dos homens, que preferiu ser irmão a ser Senhor deles! Que levou a sua bondade a ponto de morrer por nós”. (São Clemente de Alexandria)

“Amor, tu que reténs o meu Jesus, o meu doce Salvador, tão preso e pregado à cruz que, ao expirar por tua mão, Ele morre cheio de ti, Amor, que fazes? Não te poupas nem descansas para vir em auxílio dos infelizes, Amor, nem te impões a ti próprio limites. A tua perícia tocou com tanta força o coração do meu Jesus que, despedaçado por amor, o Seu coração foi chamuscado. E eis-te contente e doravante satisfeito, agora que o meu Jesus foi suspenso e morto diante dos teus olhos — morto, morto de verdade, para que eu tenha vida em abundância; morto para que eu seja uma criança adotada pelo Pai com ainda mais ternura; morto para que eu viva mais feliz”. (Santa Gertrudes de Helfta)

Conclusão:

Com as palavras do Papa Francisco: “É realmente um amor surpreendente e misterioso, porque dando-nos Jesus como Pastor que dá a vida por nós, o Pai nos deu tudo aquilo que de maior e precioso poderia nos dar. É o amor mais alto e mais puro, porque não é motivado por nenhuma necessidade, não é condicionado por nenhum cálculo, não é motivado por nenhum interessado desejo de troca. Diante deste amor de Deus, nós experimentamos uma alegria imensa e nos abrimos ao reconhecimento por aquilo que recebemos gratuitamente”.

Oração:

Do Padre Cesar Augusto dos Santos: “Peçamos ao Pai do Senhor Jesus, o Bom Pastor, que nos fortifique, que nos solidifique na vocação à vida e na resposta dada através de nosso batismo. Digamos a oração da missa de hoje: “Deus eterno e todo-poderoso, conduzi-nos à comunhão das alegrias celestes, para que o rebanho possa atingir, apesar de sua fraqueza, a fortaleza do Pastor”. (Rádio Vaticana)

Jane Amábile – Com. Divino Espírito Santo

Anúncios

Entry filed under: Reflexão da Palavra. Tags: .

Papa Francisco no Twitter São José Operário – 1° de maio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


ADMINISTRADORA DO BLOG:

Jane Amábile

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 224 outros seguidores

Categorias


%d blogueiros gostam disto: