O primeiro dia do Papa no Cairo: gratidão e amizade

30 de abril de 2017 at 5:11 Deixe um comentário

2017-04-28 Rádio Vaticana

Cairo (RV) – Como o slogan da visita anunciava, o Papa Francisco viveu seu primeiro dia no Egito como mensageiro de paz.

Este foi o tema recorrente de seus pronunciamentos nos três discursos programados: com o Reitor da Universidade Al-Azhar (primeira vez que um Papa visita esta instituição, que tem mais de mil anos de história), com o Presidente egípcio Al-Sisi e as autoridades locais e, por fim, com o Patriarca da Igreja copta, Papa Tawadros II.

Francisco denunciou as causas da violência no mundo, de modo especial a pobreza e a exploração, alertando para os “populismos demagógicos” que se aproveitam desta situação e lucram com isso, como a indústria armamentista.

“Que não faltem pão, liberdade e justiça social”, exortou o Papa, arriscando palavras em árabe nos três discursos.

Empenho comum

Com todos os líderes, o Pontífice invocou um empenho comum para combater as mazelas que ferem a humanidade. Com o Grande Imã, falou da defesa dos direitos humanos; com o Presidente al-Sisi, da educação das novas gerações; com o Patriarca copta, do ecumenismo da solidariedade e do sangue.

Contudo, o Papa não foi o único: de todos os anfitriões, ouviu palavras calorosas e o compromisso de uma profícua colaboração.

Gestos de amizade

Mas mais do que as palavras, os gestos e a cordialidade deram o tom desses encontros: com o Grande Imã, que foi recebido no Vaticano em 2016, a saudação foi de profunda comoção, agradecimento e reconhecimento. Com o líder copta-ortodoxo, foi um abraço não só de amigos, mas de verdadeiros irmãos.

O dia de Francisco não foi feito só de discursos. Houve um intenso momento de oração ecumênica na igreja de São Pedro, em memória também das vítimas do terrorismo. E a assinatura de uma declaração conjunta entre coptas-ortodoxos e católicos. Entre outros pontos, se reconhece a validade do batismo de ambas as partes a quem quiser passar de uma igreja a outra.

Dimensão pastoral

Missão cumprida para este primeiro dia, que englobou duas das três dimensões desta viagem: inter-religiosa e ecumênica. Já o sábado será inteiramente dedicado à pequena comunidade católica local: a missa pela manhã com os fiéis e, à tarde, o encontro com os consagrados, consagradas, sacerdotes e seminaristas.

Do Cairo para a Rádio Vaticano, Bianca Fraccalvieri

Anúncios

Entry filed under: Santo Padre. Tags: .

Santa Catarina de Sena, virgem, Doutora da Igreja, Padroeira da Europa Papa Francisco no Twitter

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


ADMINISTRADORA DO BLOG:

Jane Amábile

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 214 outros seguidores

Categorias


%d blogueiros gostam disto: