Sétimo Domingo do Tempo Comum -Sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito – São Mateus 5, 38 – 48 – Dia19 de fevereiro

13 de fevereiro de 2017 at 5:00 Deixe um comentário

Imagem relacionada

38.Tendes ouvido o que foi dito: Olho por olho, dente por dente.

39.Eu, porém, vos digo: não resistais ao mau. Se alguém te ferir a face direita, oferece-lhe também a outra.

40.Se alguém te citar em justiça para tirar-te a túnica, cede-lhe também a capa.

41.Se alguém vem obrigar-te a andar mil passos com ele, anda dois mil.

42.Dá a quem te pede e não te desvies daquele que te quer pedir emprestado.

43.Tendes ouvido o que foi dito: Amarás o teu próximo e poderás odiar teu inimigo.

44.Eu, porém, vos digo: amai vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam, orai pelos que vos [maltratam e] perseguem.

45.Deste modo sereis os filhos de vosso Pai do céu, pois ele faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons, e faz chover sobre os justos e sobre os injustos.

46.Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicanos?

47.Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isto também os pagãos?

48.Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito.

“A liturgia nos convida a amar a todos sem exceção, até mesmo os que nos querem mal.Assim podemos nos aproximar da santidade e da perfeição do Pai do céu. Como assembleia de irmãos e irmãs, celebremos o memorial da páscoa de Jesus, sabemos que somos chamados a por nossa glória em Cristo e a fazer frente ao espírito de vingança e insensatez reinante na sociedade”. (Liturgia Diária)

O Papa Emérito Bento XVI disse que “o Evangelho deste domingo contém uma das palavras mais típicas e fortes da pregação de Jesus: “Amai os vossos inimigos” (Lc 6, 27). É tirada do Evangelho de Lucas, mas se encontra também no de Mateus (5, 44), no contexto do discurso programático que se abre com as famosas “Bem-Aventuranças”. Jesus pronunciou-o na Galileia, no início da sua vida pública: quase uma “declaração” apresentada a todos, com a qual Ele pede a adesão dos seus discípulos, propondo-lhes em termos radicais o seu modelo de vida”.   (18 de Fevereiro de 2007)

Amai vossos inimigos

“Não é fácil converter-se ao perdão e à reconciliação. Reconciliar-se já pode parecer problemático quando na origem está uma culpa própria. Mas se a culpa é do outro, reconciliar-se pode até ser visto como humilhação irracional. Para dar um passo como este é necessário um caminho de conversão interior; é preciso ter a coragem da humilde obediência ao mandamento de Jesus. A sua palavra não deixa dúvidas:  nem só quem provoca a inimizade, mas também quem é vítima dela deve procurar a reconciliação (Mt 5, 23-24)”. (São João Paulo II)

O Catecismo (§1825) ensina: “Cristo morreu por nosso amor quando éramos ainda “inimigos” (Rm 5,10). O Senhor exige que amemos, como Ele, mesmo os nossos inimigos, que nos tornemos o próximo do mais afastado, que amemos como Ele as crianças e os pobres”.

O Padre José Luis Queimado explicou: “Na nossa imperfeição, com os nossos erros e limitações, devemos acreditar que todos são amados por Deus; afinal, Ele faz o sol nascer para os bons e maus, a chuva cair para os justos e injustos. E nós somos tudo isso: bons e maus, justos e injustos! Quantas vezes não fomos injustos com os nossos irmãos? Mas, também, quantas vezes lutamos pela justiça! Quantas vezes não agimos com maldade nas atitudes de nossas vidas? Por outro lado, quantas vezes fomos dóceis e amorosos com as pessoas! Por isso devemos amar a todos, pois, assim, Jesus sonhou! “

Sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito

São Cipriano escrevia que “à paternidade de Deus deve corresponder um comportamento de filhos de Deus, para que Deus seja glorificado e louvado pela boa conduta do homem”.

O Papa Emérito Bento XVI disse:”O Senhor diz: «Sede, pois, perfeitos, como é perfeito vosso Pai celeste» (Mt 5, 48). Mas quem poderia tornar-se perfeito? A nossa perfeição é viver como filhos de Deus, cumprindo concretamente a sua vontade”. (20 de Fevereiro de 2011)

O Padre José Luis Queimado disse assim: “A perfeição do Pai é o parâmetro, o nosso grande exemplo, para progredirmos em nossa caminhada cristã. Temos de buscar sempre mais a perfeição do Pai, sem negar a nossa imperfeição humana. Jesus não pede para que sejamos puros e perfeitos, mas que nos lapidemos sempre mais, baseando-nos na perfeição de Deus”.

Conclusão:

Com os ensinamentos do Catecismo (§1933):  “A doutrina de Cristo vai até o ponto de exigir o perdão das ofensas. Estende o mandamento do amor, que é o da nova lei, a todos os inimigos. A libertação no espírito do Evangelho é incompatível com o ódio ao inimigo, como pessoas mas não com o ódio ao mal que este pratica, como inimigo”.

Oração:

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Deus, Pai de amor e bondade, que em Sua infinita misericórdia acolhe todos os que se aproximam de Vós com o coração arrependido, acolhei meu pedido de perdão por tantas faltas cometidas contra Ti e meus irmãos. Senhor Jesus Cristo, Mestre da ternura e do amor, que devolveu a vida em plenitude a tantos homens e mulheres imersos no pecado e caminhantes das trevas, conduzi-me nos caminhos do perdão e fortalecei minha alma para que eu tenha a humildade de pedir perdão e a misericórdia de saber perdoar. Espírito Santo, Consolador da alma, Advogado dos justos e Paráclito do amor, inspirai em meu coração gestos de bondade e ternura, que devolvam aos corações angustiados a beleza do perdão e as graças da reconciliação. Amém. (Com. Canção Nova)

Jane Amábile – Com. Divino Espírito Santo

Anúncios

Entry filed under: Reflexão da Palavra. Tags: .

Angelus Domini- 12.02.2017 Oração pelo casamento que está passando por problemas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


ADMINISTRADORA DO BLOG:

Jane Amábile

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 214 outros seguidores

Categorias


%d blogueiros gostam disto: