Missa da Vigília de Natal – E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio – São Lucas 2, 1-14 – Dia 24 de dezembro de 2016

19 de dezembro de 2016 at 5:23 Deixe um comentário

1.Naqueles tempos apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra.

2.Este recenseamento foi feito antes do governo de Quirino, na Síria.

3.Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade.

4.Também José subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi,

5.para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida.

6.Estando eles ali, completaram-se os dias dela.

7.E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria.

8.Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante as vigílias da noite.

9.Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor.

10.O anjo disse-lhes: Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo:

11.hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor.

12.Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura.

13.E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus e dizia:

14.Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens, objetos da benevolência (divina).

Celebramos nesta vigília de Natal, o cumprimento das promessas de Deus, que por amor envia o próprio Filho para resgatar a dignidade humana. Jesus é o Emanuel, o Deus sempre conosco”. (Liturgia Diária)

O Papa Emérito Bento XVI disse que “Deus é tão grande que Se pode fazer pequeno. Deus é tão poderoso que Se pode tornar fraco e vir ao nosso encontro como Menino indefeso, para que O possamos amar. Deus é bom ao ponto de renunciar ao Seu esplendor divino e descer ao estábulo para que O possamos encontrar e para que, assim, a Sua bondade chegue também a nós, se nos comunique e continue a agir por nosso intermédio”. (25/12/05)

Naqueles tempos apareceu um decreto de César Augusto

“Augusto deu esse edito por disposição de Deus para servir a presença de seu Unigênito. Porque este edito obrigava à Mãe a ir à sua pátria, que já haviam anunciado os profetas, isto é, a Belém da Judéia. Assim foi dito: “A cidade de Davi, que se chama Belém”. (São João Crisóstomo)

“Em sentido místico, se recenseia o mundo quando há de nascer o Senhor, porque aquele que aparecia em carne mortal, devia inscrever os seus escolhidos na eternidade” .(São Gregório Magno)

E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio

“Estamos às portas do Natal, e isso é motivo de muita alegria e expectativa, pois está prestes a chegar o momento em que o Pai nos envia seu Filho, sol nascido do alto”. (Liturgia Diária)

“Que posso eu dizer sobre este mistério? Vejo um operário, uma manjedoura, um Menino, uns paninhos, uma Virgem que dá à luz privada do necessário; vejo as marcas de indigência, o fardo da pobreza. Alguma vez vistes a riqueza em tal penúria? Como é que Aquele que era rico Se fez pobre por nós (2Cor 8,9), ao ponto de, privado de berço e de mantas, estar deitado numa dura manjedoura?” (São João Crisóstomo)

“Ah! Na viagem de nossa vida unamo-nos a Maria e José e acompanhemo-nos deles, e agora façamos com eles companhia ao Rei do céu, que vai nascer numa gruta. Roguemos aos santos viajantes que pelos merecimentos das penas que então padeceram, nos acompanhem na viagem que estamos fazendo para a eternidade”. (Santo Afonso de Ligório)

Hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor.

“A festa do Natal renova para nós os primeiros instantes da vida de Jesus, nascido da Virgem Maria. E acontece que, adorando o nascimento do nosso Salvador, celebramos a nossa própria origem. Com efeito, quando Cristo veio ao mundo, começou o povo cristão: o aniversário da cabeça é o aniversário do corpo”. (São Leão Magno)

“Vem ver-me, Isaías, vê e alegremo-nos! Eis que concebi, permanecendo embora virgem (Is 7,14). Profeta do Espírito, de visões tão ricas, vê agora o Emanuel que de ti permaneceu escondido. Vinde, pois, todos vós que sabeis discernir, vós que, pela vossa voz, dais testemunho do Espírito. Erguei-vos, rejubilai, porque eis aqui a colheita! Olhai: eu tenho nos braços a espiga da vida”. (Santo Efrém)

E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus

“O coro dos anjos ressoa na terra e um mundo novo seu canto anuncia: a glória a Deus Pai nas alturas celestes, e ao gênero humana a paz e alegria. Embora pequeno, deitado em presépio, em todo Universo, ó Cristo, reinais. Ó fruto bendito da Virgem sem mancha, que todos vos amem num reino de paz”. (Liturgia das Horas)

“A glória a vós, Jesus, nascido de Maria com vosso Pai e o Espírito louvores cada dia”. (Liturgia das Horas)

Conclusão:

“o verdadeiro sentido do Natal é que Jesus Cristo veio ao mundo e permanece em nosso meio: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”. O Emanuel está e estará sempre presente, nos sacrários por toda a terra, na celebração dos Sacramentos, mas principalmente em nossos corações, até sua vinda definitiva no fim dos tempos. Neste sentido, a preparação para o Natal se reveste de um caráter permanente. Pois, o Senhor Jesus está sempre conosco…” (Com. Canção Nova)

Oração:

” Ó Deus, que fizestes resplandecer esta noite santa com a claridade da verdadeira luz, concedei que, tendo vislumbrado na terra este mistério, possamos gozar no céu sua plenitude. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”. (Oração do Dia)

Jane Amábile – Com. Divino Espírito Santo

 

Anúncios

Entry filed under: Reflexão da Palavra. Tags: .

2ª Pregação do Advento: “O Espírito Santo e o discernimento” Frases sobre o Nascimento de Jesus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


ADMINISTRADORA DO BLOG:

Jane Amábile

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 199 outros seguidores

Categorias


%d blogueiros gostam disto: