Santa Sé: dar direitos e dignidade aos idosos

18 de dezembro de 2016 at 5:37 Deixe um comentário

“Quando se fala de envelhecimento e pessoas idosas, estamos falando de uma categoria de pessoas da qual um dia faremos parte” – ANSA

14/12/2016 17:46
Nova York (RV) – “Um novo tratado, uma convenção, um novo documento que reitera o que foi afirmado outras vezes. Tudo pode caminhar bem, se os princípios enunciados forem respeitados. Caso contrário, se trataria de outras palavras inúteis que nenhum idoso merece ouvir”, disse o Observador Permanente da Santa Sé na ONU, em Nova York, Dom Bernardito Auza, em seu pronunciamento na sessão do grupo de trabalho que tutela os direitos e a dignidade das pessoas idosas.

Um mundo idoso

O observador vaticano abriu o seu pronunciamento com algumas cifras que destacam um cenário global muito sério: Até 2030, o número de pessoas em todo o mundo, com mais de 60 anos, é destinado a aumentar para 56%, de 901 milhões para 1 bilhão e 400 milhões. Até 2050, essa mesma faixa de população é destinada a dobrar, alcançando quase 2 bilhões e 100 milhões. “Este aumento dramático da população idosa se une a um aumento da expectativa de vida média que colocará à prova os sistemas de saúde e as redes de segurança social”, disse ainda Dom Auza.

Diversamente necessários

Nascem os problemas sobre a dignidade de quem tem uma certa idade. Existe a tendência de pensar e tratar os idosos como se fossem unicamente uma peso econômico e social. “Um idoso pode sempre dar, de várias formas, a sua contribuição social. É preciso reconhecer que a dignidade não desaparece com a idade ou com a diminuição da produtividade de mercado. Como fazer para impedir esta concepção errada?”, perguntou Dom Auza.

Serve um novo tratado?

O observador pontifício recorda que se existe “um consenso sobre a importância de enfrentar as lacunas graves existentes na tutela dos direitos humanos dos idosos”, este consenso não pode faltar “no âmbito de como remediar”. “Alguns Estados propuseram a adoção de um novo mecanismo de tutela, outros que se respeitassem os compromissos assumidos em outros tratados e convenções”.

Outros ainda que a “base para a tutela dos idosos deve ser encontrada dentro do Plano de Ação Internacional de Madri sobre o envelhecimento e nos compromissos assumidos para a implementação da Agenda de 2030”.

“É essencial garantir que as medidas concordadas sejam adequadas para proteger, respeitar e realizar os direitos humanos particulares das pessoas idosas” visto que a “experiência nos mostrou que tratados, encontros, conferências e declarações contribuem para a construção do consenso e de normas internacionais, mas muitas vezes falta a vontade política necessária para a sua realização plena. Não podemos permitir que os nossos idosos sejam deixados para trás por palavras que não têm depois um seguimento”.

Papa Francisco e idosos

Dom Auza solicitou colocar a questão na ótica indicada pelo Papa Francisco para o qual os idosos não podem sofrer a solidão e  o abandono causados pela cultura do descarte, aquela que “julga todo ser humano simplesmente por sua utilidade”.

Pelo contrário, os idosos “desempenham uma função importante” e isso deve ser redescoberto sobretudo num momento histórico em que muitos lutam “para encontrar a própria identidade e são incertos do futuro”.

“Quando se fala de envelhecimento e pessoas idosas, estamos falando de uma categoria de pessoas da qual um dia faremos parte. As decisões que tomamos e o trabalho que fazemos hoje terão um reflexo no amanhã”, concluiu Dom Auza.

(MJ)

Anúncios

Entry filed under: Santo Padre. Tags: .

Oração pela Família – no Natal do Senhor Glória ao Senhor – Cântico de Entrada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


ADMINISTRADORA DO BLOG:

Jane Amábile

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 221 outros seguidores

Categorias


%d blogueiros gostam disto: