Décimo Sexto Domingo do Tempo Comum – Marta e Maria – São Lucas 10, 38-42 – Dia 17 de julho de 2016

11 de julho de 2016 at 5:32 Deixe um comentário

38.Estando Jesus em viagem, entrou numa aldeia, onde uma mulher, chamada Marta, o recebeu em sua casa.

39.Tinha ela uma irmã por nome Maria, que se assentou aos pés do Senhor para ouvi-lo falar.

40.Marta, toda preocupada na lida da casa, veio a Jesus e disse: Senhor, não te importas que minha irmã me deixe só a servir? Dize-lhe que me ajude.

41.Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas;

42.no entanto, uma só coisa é necessária; Maria escolheu a boa parte, que lhe não será tirada.

“Deus nos acolhe em sua casa e nos convida a sentar-se aos pés de Jesus para escutá-lo e participar do banquete eucarístico que Ele nos oferece. Somos desafiados a ter o coração hospitaleiro de Maria e as mãos laboriosas de Marta. Celebremos, com alegria, Cristo presente entre nós”. (Liturgia Diária)

O Papa Emérito Bento XVI disse assim sobre o Evangelho: “Na vida da Igreja, nos primeiros passos que ela dá, medita-se de um certo modo sobre o que tinha acontecido durante a vida pública de Jesus, na casa de Marta e Maria, em Betânia. Marta estava totalmente concentrada no serviço da hospitalidade a oferecer a Jesus e aos seus discípulos; Maria, ao contrário, dedica-se à escuta da Palavra do Senhor ( Lc 10, 38-42). Em ambos os casos, não são contrapostos os momentos da oração e da escuta de Deus, e a atividade quotidiana, o exercício da caridade”.

O Papa Francisco explicou: “Ambas (Marta e Maria) oferecem hospitalidade ao Senhor, que estava de passagem, mas fazem-no de modo diverso. Maria põe-se aos pés de Jesus, à escuta, e Marta ao contrário deixa-se absorver pelos afazeres e está tão ocupada a ponto de se dirigir a Jesus dizendo: «Senhor, não te importas que minha irmã me deixe só a servir? Diz-lhe que me ajude» (v. 40). E Jesus responde-lhe, repreendendo-a com docilidade: «Marta, Marta, andas muito inquieta e preocupas-te com muitas coisas, no entanto, uma só coisa é necessária» (vv. 41-42)”.

“Procuremos também nós ter aquilo que não nos pode ser tirado, prestando à Palavra do Senhor uma atenção diligente, não distraída: até as sementes da palavra celeste podem perder-se, se forem lançadas ao longo do caminho. Estimule-te também a ti, como a Maria, o desejo de saber: esta é a obra maior e mais perfeita”. (Santo Ambrósio)

Conclusão:

“Ao longo da semana, procuremos vivenciar a palavra de Deus, que nos propõe acolher as pessoas que nos procuram, ouvir o que têm a nos dizer e ver quais são as suas necessidades. A Eucaristia nos educa para a hospitalidade e a solidariedade”. (Liturgia Diária)

Oração:

“Senhor Jesus, nós vos bendizemos porque conseguistes unir a contemplação e a ação em equilíbrio perfeito, dando-nos exemplo de oração e comunicação com Deus. Ensinai-nos, Senhor,  a dedicar tempo, silêncio e atenção à escuta e à assimilação da vossa palavra, a exemplo de Maria. Concedei-nos também a solicitude prestativa e o espírito de solidariedade e de serviço de Marta. Vós que viveis e reinais para sempre”. (Liturgia Diária)

Jane Amábile – Com. Divino Espírito Santo

 

Anúncios

Entry filed under: Reflexão da Palavra. Tags: .

“Sagrado Coração de Jesus” São Bento, patrono da Europa – texto do Beato Paulo VI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


ADMINISTRADORA DO BLOG:

Jane Amábile

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 214 outros seguidores

Categorias


%d blogueiros gostam disto: