O jubileu dos jovens

23 de abril de 2016 at 10:03 Deixe um comentário

2016-04-22 L’Osservatore Romano

«Gostaria de vos chamar um por um, gostaria de vos chamar por nome»: assim Francisco se dirigiu aos jovens do mundo inteiro na mensagem que lhes enviou, convidando-os a Roma para o ano santo extraordinário. E o dia marcado chegou. Com o Pontífice o encontro realizar-se-á domingo 24 de abril, mas as dezenas de milhares de adolescentes que deram ao Pontifício conselho para a promoção da nova evangelização a sua adesão à peregrinação vão começar já a partir de sábado os seus três dias romanos.

Recebidos pelas comunidades paroquiais da diocese, os jovens reunir-se-ão primeiro nas três igrejas jubilares de São Salvador em Lauro, Santa Maria em Vallicella e São João Batista dos Florentinos, onde está prevista a preparação para as confissões. Os organizadores elaboraram cinco fichas temáticas para ajudar cada um deles a entrar plenamente no tema da peregrinação «Crescer misericordiosos como o Pai». Sucessivamente, os grupos serão encaminhados para Castel Sant’Angelo, onde terá início o percurso com os jovens peregrinos que chegarão, através da «via della Conciliazione», à praça de São Pedro. Aqui, durante todo o dia, poderão receber o sacramento da confissão, atravessar a porta santa e depois fazer a profissão de fé junto do túmulo de Pedro. Cinquenta sacerdotes estarão ao seu dispor para a assistência espiritual.

No final da tarde, irão todos ao estádio Olímpico para uma grande festa com música e testemunhos, organizada pelo serviço nacional para a pastoral juvenil da Conferência episcopal italiana. Já a partir das 19h00 alguns grupos provenientes das várias dioceses exibir-se-ão no palco montado para esta ocasião. Às 20h30 iniciará oficialmente a festas que, transmitida em direto pela Tv2000, será apresentada por Simone Annichiarico e Tosca D’Aquino e contará com a participação de numerosas personalidades do mundo da música, do cinema e do desporto amados pelos mais jovens.

Contudo, a música não será a única protagonista da noite: no programa estão previstos diversos testemunhos para propor aos jovens pontos de reflexão. O convite à preservação e à salvaguarda do planeta poderá, por exemplo, provir dos astronautas da Agência espacial europeia Luca Parmitano e Paolo Nespoli. Os temas do acolhimento, da atenção para com o pobre e o estrangeiro, da tutela dos direitos e da dignidade de cada homem, certamente sobressairão do encontro com o cineasta Gianfranco Rosi e com alguns atores do seu filme documentário «Fuocoammare» – que ganhou o prémio Urso de ouro em Berlim – dedicado à ilha de Lampedusa e ao drama dos migrantes.

Portanto, a festa terá o seu coroamento na manhã de domingo, de novo na praça de São Pedro, com a celebração da missa presidida pelo Papa Francisco. Mas não só. Com efeito, o dia prosseguirá com a visita às «tendas da misericórdia» montadas em sete praças do centro histórico de Roma para contar aos peregrinos e a todos os cidadãos testemunhos de obras de misericórdia corporal e espiritual. A «invasão» pacífica da capital continuará também na segunda-feira 25. Sucessivamente, o regresso a casa onde os jovens, como lhes escreveu Francisco, serão chamados «a tornar-se cristãos capazes de escolhas e gestos corajosos, capazes de construir todos os dias, também nas pequenas coisas, um mundo de paz».

Anúncios

Entry filed under: Santo Padre. Tags: .

Nossa Senhora em tudo obedecia à vontade de Deus – sermão de São Lourenço Justiniano «Senhor, dá-nos sempre desse pão» – reflexão de São Columbano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


ADMINISTRADORA DO BLOG:

Jane Amábile

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 224 outros seguidores

Categorias


%d blogueiros gostam disto: