Papa aos jornalistas: esta é uma viagem triste

16 de abril de 2016 at 11:00 Deixe um comentário

2016-04-16 Rádio Vaticana

Cidade do Vaticano (RV) – “Em um rápido encontro com os jornalistas a bordo do voo papal para Lesbos, o Papa Francisco exprimiu o seu estado de espírito para esta viagem:

“É uma viagem assinalada pela tristeza. E isso é importante. É uma viagem triste. Vamos encontrar a maior catástrofe humanitária após a Segunda Guerra Mundial. Veremos tantas pessoas que sofrem, que não sabem onde ir, que tiveram que fugir. Também iremos a um cemitério: o mar! Tantas pessoas ali afogadas. Não é com amargura que digo: mas espero que o trabalho de vocês hoje possa transmitir este estado de espírito com o qual faço esta viagem”.

 

Sobre Lesbos

“Lesbos é uma ilha grega localizada no nordeste do mar Egeu. É a terceira maior ilha da Grécia e a sétima do Mediterrâneo. Sua população é de aproximadamente 90 mil habitantes, um terço dos quais vive em sua capital, Mitilene, no sudeste da ilha. A capital foi fundada no século XI a.C”.

Sobre a Viagem do Papa Francisco a Lesbos

“Na audiência geral desta quarta-feira dia 13 de abril o Papa convidou os fiéis a rezarem pela sua visita aos refugiados nesta ilha do Mediterrâneo aonde o Santo Padre vai exprimir a sua proximidade e solidariedade. Estarão com Francisco o Patriarca Ecumênico de Constantinopla Bartolomeu I, e o Arcebispo de Atenas e de toda a Grécia Hieronymos”.

Um trecho da fala do Papa Francisco na Ilha de Lesbos:

“Queridos irmãos e irmãs, desejei vir estar convosco hoje. Quero dizer-vos que não estais sozinhos. Ao longo destes meses e semanas, sofrestes inúmeras tribulações na vossa busca duma vida melhor. Muitos de vós sentiram-se obrigados a escapar de situações de conflito e perseguição, sobretudo por amor dos vossos filhos, dos vossos pequeninos. Suportastes grandes sacrifícios por amor das vossas famílias. Experimentastes a amargura de ter deixado para trás tudo o que vos era querido e – o que é talvez mais difícil – sem saber o que o futuro vos reservava. Há ainda muitos outros, como vós, que se encontram à espera, em campos de refúgio ou na cidade, ansiando construir uma nova vida neste continente”.

 

A volta à Roma do Papa Francisco

2016-04-16 L’Osservatore Romano

Papa Francisco regressou de Lesbos — onde tinha ido na manhã de 16 de abril com o patriarca Bartolomeu e o arcebispo de Atenas de toda a Grécia Hieronymos — acompanhado de um grupo de refugiados. Trata-se de três famílias que fugiram da guerra que continua a ensanguentar a Síria: doze pessoas, entre as quais dois adolescentes e quatro crianças, que chegaram à ilha grega antes do recente acordo entre Turquia-Ue e estavam hospedados no campo de Kara Tepe.

Anúncios

Entry filed under: Santo Padre. Tags: .

Domingo do Bom Pastor Vós Sois Meu Pastor

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


ADMINISTRADORA DO BLOG:

Jane Amábile

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 199 outros seguidores

Categorias


%d blogueiros gostam disto: