Quarto Domingo da Páscoa – Domingo do Bom Pastor – São João 10, 27 – 30 – Dia 17 de abril de 2016

11 de abril de 2016 at 5:31 Deixe um comentário

27.As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem.

28.Eu lhes dou a vida eterna; elas jamais hão de perecer, e ninguém as roubará de minha mão.

29.Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém as pode arrebatar da mão de meu Pai.

30.Eu e o Pai somos um.

“Somos convidados por Jesus, Bom Pastor, a fazer parte do seu rebanho e aprender dele o jeito de ser Igreja. Ele nos abriga em seu amor, e suas palavras nos dão segurança: nada poderá arrebatar-nos de suas mãos. Cheios de alegria e do Espírito Santo, celebremos em comunhão com o bispo de Roma e com todos os vocacionados para o serviço do reino de Deus”. (Liturgia Diária)

 

As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem.

O Pe. César Augusto dos Santos explicou assim: “Aí está o sinal da vocação, viver neste mundo sem deixar-se apegar ao mal, ouvindo o chamado para fazer o bem! “As minhas ovelhas escutam a minha voz”, a voz do bem, do ressuscitado, do livre! Somo chamados ao rebanho de Cristo se nossa vida é fazer o bem!”. (Vaticano – 20\04\2013)

“O Senhor diz: «As Minhas ovelhas ouvem a Minha voz; Eu conheço-as e elas seguem-Me; e dou-lhes a vida eterna.» Delas tinha dito um pouco antes: «Se alguém entrar por Mim, será salvo; poderá entrar e sair e encontrará pastagem» (Jo 19, 9). Entrará efetivamente, abrindo-se à fé; sairá passando da fé à visão e à contemplação, e encontrará pasto abundante no banquete eterno”. (São Gregório Magno)

Eu lhes dou a vida eterna; elas jamais hão de perecer, e ninguém as roubará de minha mão

O Papa Francisco disse que “Cristo é pastor verdadeiro, pois ao oferecer livremente a própria vida, realiza o modelo mais alto de amor pelo rebanho. o falso pastor pensa em si mesmo e explora as ovelhas. O bom pastor, pelo contrário, pensa nas ovelhas e doa a si mesmo” (26/04/2015)

Cristo “apresenta-Se a Si mesmo como o protótipo do bom pastor, capaz de dar a vida pelo seu rebanho. O Pai enviou-O ao mundo para que fosse o pastor não só de Israel, mas da humanidade inteira”. (São João Paulo II)

 

Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém as pode arrebatar da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um.

O Padre César Augusto dos Santos explicou: “Jesus e o Pai constituem uma unidade: “Eu e o Pai somos um”. Criticar e rejeitar Jesus, é criticar e rejeitar o Pai. É necessário que nos tornemos um com Cristo. Nossos valores, nossos projetos, nossos desejos deverão ser os de Cristo. Recordemos nossas renúncias e nossa profissão de fé realizadas no batismo. Foi nossa rejeição ao pecado, à morte, e nosso sim a Deus, à Vida”. (Vaticano – 20\04\2013)

«As minhas ovelhas seguem-Me», diz ainda Cristo. Na verdade, pela graça divina, os crentes seguem os passos de Cristo. Estes não obedecem aos preceitos da antiga Lei, que era uma prefiguração, mas, seguindo pela graça os preceitos de Cristo, elevam-se à sua altura, de acordo com a sua vocação de filhos de Deus. E, quando Cristo sobe ao céu, eles seguem-No”. (São Cirilo de Alexandria)

Conclusão:

 O Santo Padre (o Papa Francisco) conclui pedindo a Maria Santíssima que conceda para ele, para os bispos e para os sacerdotes de todo o mundo a graça de servir o povo santo de Deus, mediante a “gloriosa pregação do Evangelho, a celebração dos Sacramentos e a paciente e humilde guia pastoral”.

Oração:
Por todos os vocacionados: “Jesus, Bom Pastor,\ que chamastes os apóstolos a vos seguir, \ continuai chamando pessoas generosas e de mente aberta \ para que deem continuidade \ à missão por vós iniciada. \ A messe é grande, poucos os operários: \ necessitamos,  Senhor, de bons e santos servidores do vosso povo. \ Isto vos pedimos,  a vós que viveis e reinais para sempre. \ Amém”.

Jane Amábile – Com. Divino Espírito Santo

Entry filed under: Reflexão da Palavra. Tags: .

Oração à Sagrada Família – do Papa Francisco – para os irmãos de língua polonesa

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


ADMINISTRADORA DO BLOG:

Jane Amábile

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 224 outros seguidores

Categorias


