Ceia do Senhor – Quinta-Feira Santa – 1 Coríntios 11, 23 – 26

21 de março de 2016 at 5:28 Deixe um comentário

23. Eu recebi do Senhor o que vos transmiti: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão

24. e, depois de ter dado graças, partiu-o e disse: Isto é o meu corpo, que é entregue por vós; fazei isto em memória de mim.

25. Do mesmo modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de mim.

26. Assim, todas as vezes que comeis desse pão e bebeis desse cálice lembrais a morte do Senhor, até que venha.

“Com alegria nos reunimos para celebrar a Ceia do Senhor, fazendo memória da última refeição que Ele realizou com seus discípulos. Iniciamos o Tríduo Pascal, que tem como centro o grande mistério da nossa redenção: a paixão, morte e ressurreição de Jesus”.

O Pão de Deus é o pão que desce do céu e dá vida ao mundo

O Papa Francisco explicou: “Além da fome física o ser humano tem uma fome que não pode ser saciada com os alimentos normais de todos os dias: É a fome de vida, de amor e de eternidade. Jesus dá-nos esse alimento: O seu corpo é o verdadeiro alimento sob a espécie de pão e o seu sangue é a verdadeira bebida sob a espécie do vinho. Este é o alimento que dá a “vida eterna” porque a sua “substância” é “o amor“.

“Da Última Ceia a noite recordamos, em que Jesus se deu, Cordeiro e Pão;conforme as leis entregues aos antigos, ele também se entrega a seus irmãos.Aos fracos deu seu corpo em alimento, aos tristes deu seu sangue por bebida.Diz: “Recebei o cálice com vinho, dele bebei, haurindo eterna vida”. (Liturgia das Horas)

A Palavra diz: “Jesus respondeu-lhes: Em verdade, em verdade vos digo:Moisés não vos deu o pão do céu, mas o meu Pai é quem vos dá o verdadeiro pão do céu; porque o pão de Deus é o pão que desce do céu e dá vida ao mundo”. (Jo 6, 32-33)

O Papa Bento XVI disse assim: “ Moisés tinha dado a Israel o maná, o pão descido do céu com que o próprio Deus alimentara o seu povo. Jesus não concede algo, doa-se a si mesmo: Ele é o «pão verdadeiro, descido do céu», Ele, a Palavra viva do Pai; e é no encontro com Ele que acolhemos o Deus vivo”. (Agosto de 2012)

Memorial do Mistério Pascal de Cristo

O Papa Bento XVI ensinou que “a Eucaristia é o memorial de todo o mistério pascal: paixão, morte, descida à mansão dos mortos, ressurreição e ascensão ao céu; e a Cruz é a manifestação enternecedora do ato de amor infinito, com que o Filho de Deus salvou o homem e o mundo do pecado e da morte”.(Setembro de 2005)

São João Paulo II disse: “Do Mistério Pascal nasce a Igreja. Por isso mesmo a Eucaristia, que é o sacramento por excelência do mistério pascal, está colocada no centro da vida eclesial”. (Abril de 2003)

“O Menino, colocado por Maria na manjedoura, é o Homem-Deus que veremos pregado na cruz. O mesmo redentor está presente no sacramento da Eucaristia”. (São João Paulo II – Agosto de 2005)

A Santa Missa

São João Paulo II disse assim: “Espero que renoves a sua fidelidade a Jesus Cristo e a sua cruz redentora. Pense, primeiro, que o mesmo sacrifício redentor de Cristo na Cruz, sacramentalmente, está presente em cada missa celebrada”. (Abril de 1987)

O Catecismo Jovem (Youcat §191) ensina: “O altar com a cruz é o ponto central da “Casa de Deus”: “Sobre o altar, na celebração eucarística, torna-se presente a imolação da cruz de Jesus Cristo e é preparada a Ceia Pascal”.

“Na verdade, o sacrifício da missa contém em si o valor do sacrifício da cruz e no-lo aplica pessoalmente. É o mesmo sacrifício, a mesma vítima, o mesmo sacerdote. É Jesus Cristo imolado, incruentamente, dessa vez, porém, real e eficazmente”. ( São Pedro Julião Eymard)

 

A Liturgia Celeste
São João Paulo II disse: “Ao celebrarmos o sacrifício do cordeiro unimo-nos à liturgia celeste, associando-nos àquela multidão imensa que grita: « A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao cordeiro” (Ap 7, 10)”.(Abril de 2003)
A Palavra diz: “Bradando em alta voz: Digno é o cordeiro imolado de receber o poder, a riqueza, a sabedoria, a força, a glória, a honra e o louvor. E todas as criaturas que estão no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo que contêm, eu as ouvi clamar: Àquele que se assenta no trono e ao cordeiro, louvor, honra, glória e poder pelos séculos dos séculos” (Ap 5, 12-13).
“Às núpcias do Cordeiro em brancas vestes vamos. Transposto o mar vermelho, ao Cristo Rei cantamos. Por nós no altar da cruz seu corpo ofereceu.Bebendo deste sangue, nascemos para Deus. Seu sangue em nossas portas afasta o anjo irado. Das mãos dum rei injusto seu povo é libertado”. (Liturgia das Horas)
Conclusão
“Se creem que o Pai Eterno lhes deu seu Filho, creiam também que lhes dará o resto, porque todo o resto vale muito menos que o Filho de Deus. Não pensem que Jesus Cristo se esqueceu de vocês, Ele lhes deixou a maior garantia que tinha, em memória de seu amor: Ele mesmo no sacramento da Eucaristia”.(Santo Afonso Maria de Ligório)
Oração
Senhor Jesus concede-nos a graça de alcançar a vida eterna. Que a sua presença Eucarística possa restaurar à nossa vida. Quero ter o costume de confessar para que meu coração esteja sempre preparado para te receber. Amém.
Texto extraído do livro: A Cruz de Cristo é a nossa Vitória, de Jane Amábile
Anúncios

Entry filed under: Reflexão da Palavra. Tags: .

Oração sobre a via-crucis de Jesus – para os irmãos de língua inglesa As meditações para a Via-Sacra presidida pelo Papa na noite de sexta-feira santa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


ADMINISTRADORA DO BLOG:

Jane Amábile

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 224 outros seguidores

Categorias


%d blogueiros gostam disto: