Deus é Máxime Misericordioso

16 de março de 2016 at 5:59 Deixe um comentário

As páginas do profeta Isaías poderão ser meditadas, de forma mais concreta, neste tempo de oração, jejum e caridade: “O jejum que me agrada é libertar os que foram presos injustamente, livrá-los do jugo que levam às costas, pôr em liberdade os oprimidos, quebrar toda espécie de opressão, repartir o teu pão com os esfomeados, dar abrigo aos infelizes sem casa, atender e vestir os nus e não desprezar o teu irmão. Então, a tua luz surgira como a aurora, e as tuas feridas não tardarão a cicatrizar-se. A tua justiça irá à tua frente, e a glória do Senhor atrás de ti. Então invocarás o Senhor e ele te atenderá, pedirás auxílio e te dirá: ‘Aqui estou!”‘ (Is 58,6ss).

O trecho do livro do profeta Isaías, citado pelo Santo Padre na bula da proclamação do Ano Santo da Misericórdia, é muito propício para o tempo da Quaresma que estamos vivendo.

Precisamos rezar mais e melhor, sem pensar muito em nós mesmos, mas na dor e nos sofrimentos dos outros. Como vivem os povos na África e na Ásia? Houve tanto sofrimento nas fugas dos imigrantes em busca de melhor condição de vida, quantos perderam a vida, foram enganados, rejeitados, desprezados. Sabemos que o mundo passa por crise em todos os aspectos, mas é triste ver os irmãos pedindo desesperadamente socorro, sem obterem resposta.

Falar da misericórdia é falar da paixão de Jesus. Sua paixão gerou vida nova, filhos e filhas de Deus, e vida eterna. A Quaresma é tempo favorável para exercermos mais atentamente a virtude da misericórdia. Só Deus é misericordioso. Se o somos, recebemos dele a graça de sermos. Não sejamos como o empregado que implorou misericórdia ao patrão, o perdão da dívida, e depois não perdoou àquele que lhe devia muito menos do que ele mesmo devia (cf. Mt 18,32ss). Misericórdia é se curvar em direção ao que sofre.

“A Quaresma deste Ano Jubilar seja vivida mais intensamente como tempo forte para celebrar e experimentar a misericórdia de Deus. Quantas páginas da Sagrada Escritura podem ser meditadas, nas semanas da Quaresma, para redescobrir o rosto misericordioso do Pai” (papa Francisco).

Santa Páscoa a todos!

Texto de D. Geraldo Majella Agnelo

 

Anúncios

Entry filed under: Reflexão da Palavra. Tags: .

Portas Santas abertas na Arquidiocese de Vitória Papa na audiência geral: O Senhor é fiel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


ADMINISTRADORA DO BLOG:

Jane Amábile

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 309 outros seguidores

Categorias


%d blogueiros gostam disto: