P. Cantalamessa: encontrar Jesus que caminha ao nosso lado

28 de fevereiro de 2015 at 12:38 Deixe um comentário

2015-02-28 Rádio Vaticana

Na primeira pregação da Quaresma na Capela Redemptoris Mater no Vaticano, o Padre Raniero Cantalamessa, Pregador da Casa da Pontifícia, afirmou, nesta sexta-feira, que o grande desafio de um cristão é encontrar Jesus que caminha ao seu lado. A conversão que nos pede Jesus não é um “tornar para trás” mas sim “fazer um salto em frente” – sublinhou ainda o padre capuchinho que dedicou a sua meditação à Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium” do Papa Francisco e considerou que nesta Quaresma devemos encher do Espirito Santo a nossa alma. Mas, tudo começa por um encontro pessoal com Cristo:

“A possibilidade de um tal encontro pessoal depende do facto que Jesus ressuscitado está vivo e deseja caminhar ao lado de cada crente assim realmente como caminhava ao lado dos seus discípulos de Emaús ao longo da viagem”

Para o Papa Francisco – continuou o Padre Raniero – o encontro pessoal não substitui o encontro eclesial, mas este, o encontro eclesial, deve ser livre e espontâneo e não por hábito ou uso. Neste âmbito são muito importantes os movimentos eclesiais e laicais que “são a ocasião para muitos leigos adultos de tomarem consciência do próprio batismo e de decidirem livremente a sua pertença”. Converter-se não é voltar para trás mas seguir em frente – afirmou o Pregador da Casa Pontifícia:

“Converter-se já não significa tornar para trás à aliança violada: significa fazer um salto em frente e entrar no Reino que apareceu gratuitamente por decisão de Deus no meio dos homens.”

O Padre Cantalamessa concluiu a sua pregação dizendo que neste tempo de Quaresma devemos encher a nossa alma com o Espírito Santo:

“E este tempo da Quaresma, veneráveis padres, irmãos e irmãs é o tempo mais adequado para a inspiração, para fazer fortes e grossas respirações do Espírito Santo através daquele pouco que podemos fazer, em modo que depois, quando vamos ao encontro dos outros – sem que reparemos – talvez, a nossa respiração, o nosso hálito perfuma um pouco de Jesus. Boa Quaresma a todos.” (RS)

Entry filed under: Santo Padre. Tags: .

Creio – para os irmãos de língua francesa Homilia de Santo Agostinho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


ADMINISTRADORA DO BLOG:

Jane Amábile

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 319 outros seguidores

Categorias


%d blogueiros gostam disto: