Festa da Exaltação da Santa Cruz – Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por Ele – São João 3, 13-17 – 14 de Setembro

8 de setembro de 2014 at 9:39 Deixe um comentário

 

13. Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu, o Filho do Homem que está no céu.

14. Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem,

15. para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna.

16. Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.

17. Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele.

 

“Fonte de salvação para a humanidade, Jesus levantado na cruz é o Senhor de todos os que, pelo batismo se configuram a Ele na morte e na glória. Contemplando e exaltando a santa cruz, queremos nos solidarizar com todos os crucificados de hoje. Olhemos agradecidos para o sinal da nossa libertação e renovemos a esperança no amor de Deus para conosco”. (Liturgia Diária)

São João Paulo II disse que “a serpente levantada por Moisés no deserto tornou-se figura de Cristo levantado na Cruz. Neste “levantar”, isto é na crucifixão de Cristo, revelar-se-á — segundo as palavras deste mesmo Cristo pronunciadas a Nicodemos — o amor de Deus pelo homem (Jo 3, 16)”. (Março de 1982)

Santo Agostinho explicou que “para sermos curados do pecado, olhamos para Cristo crucificado!”

A Palavra diz: “Mas o povo perdeu a coragem no caminho, e começou a murmurar contra Deus e contra Moisés: “Por que, diziam eles, nos tirastes do Egito, para morrermos no deserto onde não há pão nem água? Estamos enfastiados deste miserável alimento. Então o Senhor enviou contra o povo serpentes ardentes, que morderam e mataram muitos. O povo veio a Moisés e disse-lhe: “Pecamos, murmurando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós essas serpentes.” Moisés intercedeu pelo povo, e o Senhor disse a Moisés: “Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo.” (Nm 21, 5-8)

O Papa Emérito Bento XVI disse: “Levantando os olhos para o crucificado, adoramos aquele que veio para assumir sobre si o pecado do mundo e dar-nos a vida eterna. E a Igreja convida-nos a erguer com ousadia esta Cruz gloriosa, a fim de que o mundo possa ver até onde chegou o amor do crucificado pelos homens”. (Setembro de 2008)

São João Paulo II ensinou: “Crer no filho crucificado significa «ver o Pai» significa crer que o amor está presente no mundo e que o amor é mais forte do que toda a espécie de mal em que o homem, a humanidade e o mundo estão envolvidos. Crer neste amor significa acreditar na misericórdia”.

 

A Festa da Exaltação da Santa Cruz

O Papa Paulo VI disse: “No dia 14 de setembro a Igreja celebra “uma festa de origem antiquíssima…Nessa ocasião, apresentavam-se à veneração pública as relíquias da Cruz do Senhor”. Mais tarde “a Festa da Exaltação da Santa Cruz também passou ao Ocidente, onde se difundiu”, (Setembro de 1971)

A Palavra diz: “Porque aprouve a Deus fazer habitar nele toda a plenitude e por seu intermédio reconciliar consigo todas as criaturas, por intermédio daquele que, ao preço do próprio sangue na cruz, restabeleceu a paz a tudo quanto existe na terra e nos céus”. (Cl 1, 19-20)

Padre Eduardo Dougherty disse: “Enquanto celebramos a paixão e crucificação de Jesus na Sexta-feira Santa, na Festa da Exaltação da Santa Cruz celebramos a Cruz como instrumento de salvação, fonte da nossa santidade e o símbolo da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio”. (Agosto de 2014)

“Vai aos pés da cruz, fixa os olhos em Jesus para aprender d’ele até onde deves chegar com o desapego…Mas procura não tirar nunca o olhar de lá, deves tê-lo sempre como norma das tuas ações”. (Beata Elena Guerra)

“A Cruz é tão necessária que Jesus tem feito dela a medida da nossa glória”. (Padre Dehon)

O Papa Emérito Bento XVI disse que “quando passamos pela prova, quando as nossas famílias enfrentam o sofrimento, a tribulação, olhemos para a Cruz de Cristo! Nela encontraremos a coragem para prosseguir o caminho”. (Abril de 2012)

O Papa Paulo VI disse que “a Cruz é o distintivo, o sinal da nossa religião, a representação sensível e sintética da nossa fé”. (Setembro de 1971)

“Salve, ó cruz bendita e redentora, sinal do amor maior. Contemplando-te, assumimos o compromisso de solidariedade com todos os crucificados pela miséria e pelo abandono. Em ti vemos o sofrimento de Cristo e de todos os pobres”. (Liturgia Diária)

 

Conclusão

“Através de todas as gerações dos homens permanecerá esta cruz, sem se separar de Cristo. Tornar-se-á a sua recordação e o seu sinal. Tornar-se-á uma resposta à pergunta feita pelo homem a Deus, permanecerá um mistério. A Igreja circundá-la-á com o corpo da sua comunidade viva, com a fé, a esperança e o amor dos homens. A Igreja levará com Cristo a cruz através das gerações. Dará testemunho dela. Por ela alcançará a vida. Mediante a cruz crescerá, com aquele misterioso crescimento do espírito, que na cruz tem o seu inicio”. (São João Paulo II – Março de 1980)

 

Oração

“Senhor Jesus Cristo, alimentados em vossa santa ceia, nós vos pedimos leveis à glória da ressurreição os que salvastes pela árvore da cruz que nos trouxe a vida. Vós, que viveis e reinais para sempre”. (Oração de depois da comunhão)  

Senhor Jesus, glorifcamos-Te porque pela Tua Santa Cruz remiste o mundo. E todos os que creem em Ti poderão ter acesso ao Reino que o Pai preparou desde há muito, para cada um de seus filhos. Obrigado, Jesus, porque a Tua Cruz é a Nossa Vitória! Vitória sobre o pecado, vitória sobre o demônio, vitória sobre a doença, vitória sobre a morte. Vitória sobre todo o mal. Amém.

Jane Amábile – Com. Divino Espírito Santo

 

 

 

Anúncios

Entry filed under: Reflexão da Palavra. Tags: .

Natividade de Nossa Senhora – Liturgia das Horas Frases sobre a Cruz de Cristo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


ADMINISTRADORA DO BLOG:

Jane Amábile

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 309 outros seguidores

Categorias


%d blogueiros gostam disto: