Frases sobre Pentecostes

7 de maio de 2013 at 17:48 1 comentário

espiritu-santo_1[1]
1-Beato João Paulo II: “No dia do Pentecostes, os Apóstolos — e juntamente com eles aquela que era a primeiríssima Igreja — saíram daquele cenáculo pascal; e imediatamente se encontraram no meio do mundo sujeito ao pecado e à morte; e encontraram-se aí com o testemunho da Ressurreição”.

2-Santo Agostinho: “O Espírito Santo faz-nos habitar em Deus e Deus em nós; mas é o amor que causa tudo isto. Portanto, o Espírito é Deus enquanto amor”.

3-O Catecismo (731-732-738): “Cinquenta dias após a Ressurreição, no Pentecostes, Jesus Cristo glorificado infunde o Espírito em abundância e manifesta-O como Pessoa divina, de modo que a Santíssima Trindade é plenamente revelada. A Missão de Cristo e do Espírito torna-se a Missão da Igreja, enviada a anunciar e a difundir o mistério da comunhão trinitária”.

4-A Palavra: “Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”.(At 2, 1-4)

5-Papa Emérito Bento XVI: “Jesus, tendo ressuscitado e subido ao céu, envia à Igreja o seu Espírito, para que cada cristão possa participar na sua mesma vida divina e tornar-se sua testemunha válida no mundo. O Espírito Santo, irrompendo na história, derrota a sua aridez, abre os corações à esperança, estimula e favorece em nós a maturação na relação com Deus e com o próximo”.

6-Santo Atanásio de Alexandria: “À festa da Páscoa segue-se a festa de Pentecostes, para a qual nos preparamos, como de festa em festa, para celebrar o Espírito que já está conosco em Cristo Jesus”.

7-Documento da Igreja: “O Pai, com efeito, sentificou o Filho e enviou-o ao mundo (Jo 10, 36), como mediador entre Deus e os homens; e no dia de Pentecostes Cristo enviou o Espírito Santo da parte do Pai, a fim de interiormente cumprir a sua obra de salvação e estimular o crescimento da Igreja. Assim a Igreja, em todo o decorrer da sua história, é por sua natureza missionária em Cristo e em virtude do Espírito”.

8 – O Catecismo (2623): “No dia de Pentecostes, o Espírito da promessa foi derramado sobre os discípulos, «reunidos no mesmo lugar» (At 2, 1), enquanto O esperavam, «todos […] perseveravam unânimes na oração» (At 1, 14). O Espírito que ensina a Igreja e lhe recorda tudo quanto Jesus disse (92) vai também formá-la na vida de oração”.

9-Concílio Vaticano II: “Sem dúvida que o Espírito Santo estava já a operar no mundo, antes ainda que Cristo fosse glorificado. Contudo, foi no dia de Pentecostes que ele desceu sobre os discípulos, para permanecer com eles eternamente (Jo 14, 16); e a Igreja apareceu publicamente diante da multidão e teve o seu início a difusão do Evangelho entre os pagãos, através da pregação”.

10-Monsenhor Jonas Abib: “Precisamos instalar a cultura do Pentecostes, precisamos dessa aldeia global. Através destes dons de Deus, a Igreja propaga o ministério do salvífico do Senhor. A salvação vai se propagar até que Jesus volte a segunda vez. O Espírito da Igreja forma missionários decididos e valentes como os grandes apóstolos Pedro e Paulo”.

11-Cardeal Crescenzio Sepe: “Mas é sempre Maria que, com a sua presença no Cenáculo, prepara os Apóstolos para o acontecimento do Pentecostes e os encoraja a “partir”. Ela anima e acompanha não apenas os missionários individualmente, mas toda a Igreja cristã a ir e a propagar o Evangelho”.

12-Papa Paulo VI: “É o Espírito Santo que suscita o apostolado, outra missão, instituição exterior e ministerial, relacionada com a eleição dos Apóstolos e com Pentecostes: missão destinada a ser o canal distribuidor, no tempo e no mundo, da fé e da graça, e a desempenhar o papel de instrumento na edificação da Igreja (Jo 20, 21; Gál 4, 4; 4, 6)”.

13-A Palavra: “E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem o cumprimento da promessa de seu Pai, que ouvistes, disse ele, da minha boca; porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui há poucos dias”.(At 1, 4-5)

14- Papa Emérito Bento XVI: “Na realidade, desde o Pentecostes a Igreja falou e rezou em todas as línguas dos homens”.

15- Papa João XXIII: “E digne-se o divino Espírito ouvir da maneira mais consoladora a oração que todos os dias sobe de todos os recantos da terra: “Renova em nossa época os prodígios, como em novo Pentecostes; e concede que a Igreja santa, reunida em unânime e instante oração junto a Maria, Mãe de Jesus, e guiada por Pedro, difunda o reino do divino Salvador, que é reino da verdade, de justiça, de amor e de paz. Assim seja”.

16- Pontifício Conselho “Justiça e Paz”: “O espírito de Babel é a antítese do Espírito de Pentecostes (At 2, 1-12), do desígnio de Deus para toda a humanidade, isto é, a unidade na diversidade. Só um espírito de concórdia, que supere divisões e conflitos, permitirá que a humanidade seja autenticamente uma única família, chegando a conceber um novo mundo com a constituição de uma Autoridade pública mundial, ao serviço do bem comum”.

17- Documento: “A Nova Evangelização para Transmitir a Fé Cristã”: “A primeira evangelização teve início no dia de Pentecostes. Os apóstolos receberam o Espírito Santo enquanto estavam reunidos em oração no Cenáculo com a Mãe de Jesus Cristo. A partir daquele momento Maria, «cheia de graça» (Lc 1, 28), encontra-se em todos os caminhos da evangelização, inclusive no atual, em que a Igreja invoca um novo Pentecostes. Por isso, Ela é justamente invocada como «estrela da nova evangelização”.

18- A Palavra: “Quando vier o Consolador, que vos hei-de enviar da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, Ele testificará de Mim. E vós também testificareis, pois estivestes Comigo desde o princípio” (Jo 15, 26-27).

19- Congregação para a Doutrina da Fé: “A Igreja, de fato, que desde o dia de Pentecostes manifestou a universalidade da sua missão, assume em Cristo as inumeráveis riquezas dos homens de todos os tempos e lugares da história humana”.

20- Beato João Paulo II: “Desde o Pentecostes, quando a Igreja, povo da nova aliança, iniciou a sua peregrinação para a pátria celeste, este sacramento divino (Eucaristia) foi ritmando os seus dias, enchendo-os de consoladora esperança”.

21- Papa Emérito Bento XVI: “Tu ( Maria), que no Pentecostes, juntamente com os Apóstolos em oração, imploraste o dom do Espírito Santo para a Igreja nascente, ajuda-nos a perseverar no seguimento fiel de Cristo. A ti dirigimos com confiança o olhar, em “sinal de esperança certa e de conforto, enquanto não vier o dia do Senhor” .

22- Papa João XXIII: “Será verdadeiramente o «novo Pentecostes», que fará florescer a Igreja nas suas riquezas interiores e na sua atenção materna a todos os campos da actividade humana; será novo passo em frente, do reino de Cristo no mundo, reafirmação cada vez mais alta e persuasiva da alegre boa nova da Redenção, anúncio luminoso da soberania de Deus, da fraternidade humana na caridade, da paz prometida na terra aos homens de boa vontade, em correspondência ao beneplácito celeste”.

Conclusão: Papa Francisco: “Não se pode entender a vida cristã sem o Espírito Santo: não seria cristã. Seria uma vida religiosa, pagã, piedosa, que crê em Deus, mas sem a vitalidade que Jesus quer para seus discípulos. E o que dá a vitalidade é a presença do Espírito Santo em nós”.

Entry filed under: Frases dos Santos. Tags: .

Santa Flávia Domitila – 7 de Maio JMJRio 2013 – Programa da Viagem do Papa ao Rio de Janeiro

1 Comentário Add your own

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Arquivos

ADMINISTRADORA DO BLOG:

Jane Amábile

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se aos outros seguidores de 341

Categorias


%d blogueiros gostam disto: