VEM, SENHOR JESUS! ( Ap 22,20)

22 de novembro de 2010 at 21:26 Deixe um comentário

 

Advento significa vinda, a vinda do Senhor Jesus. Nas quatro semanas do Advento a Igreja nos leva a meditar e preparar o coração para celebrar as duas Vindas de Jesus.  A primeira vinda: o nascimento em Belém; e a segunda vinda: Jesus virá com poder e glória julgar os vivos e os mortos.

A primeira vinda de Jesus:

Todos os anos a Igreja nos convida a voltar o nosso olhar e o nosso coração a Belém, onde na manjedoura, nasceu do seio da Virgem Maria, o nosso Salvador Jesus Cristo .  A Palavra de Deus diz: “O povo  que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz.” ( Is 9, 1) A luz de Deus( Jesus) veio ao mundo para nos tirar das trevas do pecado. São João diz no Evangelho: “O Verbo ( Jesus) era a verdadeira luz, que vindo ao mundo, ilumina todo homem.” ( 1,9) São Francisco dizia que ” o natal é uma solenidade muito importante e precisa ser comemorada, pois no dia em que Jesus nasceu tivemos a certeza de que íamos ser salvos”.  Muitas pessoas têm lembranças tristes e sentem-se sós nesses dias, mas não caiamos nessa tentação, pois assim deixamos de viver a alegria natalina que é especial e única a cada ano.

A Segunda Vinda de Jesus:

  O Catecismo ensina (524): ” Ao celebrar cada ano a liturgia do Advento, a Igreja atualiza esta espera do Messias: comungando com a longa preparação da primeira vinda do Salvador, os fiéis renovam o ardente desejo de sua Segunda Vinda”. No Tempo do Advento a Igreja nos faz recordar a primeira vinda de Jesus- a festa do Natal; ao mesmo tempo nos convida a refletir e nos preparar para a sua segunda vinda. Durante muitos séculos, o povo de Deus esperou pela chegada do Salvador, que aconteceu no Natal há dois mil e poucos anos atrás. Mas desde  a subida de Jesus aos céus,  as gerações seguintes, inclusive a nossa, estão sendo preparadas pela Igreja,  para a sua segunda vinda . E essa preparação é feita ano após ano, pela catequese da Palavra e da Doutrina; pela frequência aos Sacramentos; pela oração, pela devoção a Nossa senhora e aos santos,… Tudo isso para que que não sejamos pegos de surpresa com a vinda repentina de Nosso Senhor Jesus . O próprio Jesus nos alerta: “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.”( Mt 25, 13)  Santo Agostinho diz em umas de suas vigílias de oração: “Para nós, cristãos, viver não é outra coisa que vigiar. E vigiar é abrir-se à vida”. A segunda vinda de Jesus acontecerá de forma gloriosa: Jesus virá como Rei e Senhor de tudo e,  com poder para julgar todos os povos e nações. E Jesus diz como será sua vinda: ”Então, verão o Filho do Homem voltar sobre as nuvens com grande poder e glória. ( Mc 13, 26) Quantos já fizeram falsas previsões e falsas profecias sobre a segunda vinda de Jesus! Jesus disse assim sobre esse momento a seus discípulos: “ Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder…”( At 1, 7)

O Tempo do Advento é sempre um tempo de esperança e de acreditar que a nossa vida faz sentido, pois temos um Deus, que é amor, que caminha conosco, pois é presença permanente em nós pelo Batismo. Não devemos temer e nem desanimar, pois se temos essa certeza somos vencedores diante dos problemas e batalhas da vida.O Papa Bento XVI ensina que Natal é tempo de “alegria pelo fato de que Deus se fez Menino. Esta alegria, invisivelmente presente em nós, encoraja-nos a caminhar com confiança. Modelo e ajuda deste íntimo júbilo é a Virgem Maria, por meio da qual nos foi oferecido o Menino Jesus. Que Ela, discípula fiel do seu Filho, nos conceda a graça de viver este tempo litúrgico, vigilantes e diligentes na esperança”.

Testemunho

Ver de perto a gruta de Belém, onde Jesus nasceu, foi um momento muito especial na minha vida. É um lugar onde a gente sente  a presença de Deus com muita força. Confirmo as palavras da Igreja, quando fala  da alegria que é celebrar o Natal do Senhor. Ter a consciência  de que Deus Emanuel, o Deus-conosco nunca vai nos abandonar, é muito bom e maravilhoso. Senti muita alegria ao visitar o lugar onde Jesus nasceu.

Oremos:

 Com a liturgia do Advento: Ouvi com bondade, ó Deus, as preces do vosso povo, para que, alegrando-nos hoje com a vinda do vosso Filho em nossa carne, alcancemos o prêmio da vida eterna, quando ele vier na sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho, na unidade do Espírito santo. Amém.

Com Nossa Senhora: Ó Mãe Imaculada, escolhida e generosa serva do Senhor. Vós revelais a ternura de Deus e o vigor capaz de transformar as trevas em luz, a tristeza em alegria e o abatimento em esperança. Vós sois a mãe da vida e a serva fiel que ainda hoje nos ensinais a reconhecer as maravilhas que Deus continua realizando em favor do povo. Ensinai-nos a amar-vos e acolher o reino de vosso Filho. Que vive e reina para sempre. Amém.

Que nesse Natal, o Senhor Jesus nos fortaleça na esperança de uma vida nova. Que nossas famílias possam se unir e se confraternizar na alegria e no amor.

Jane Amábile – Com. Divino Espírito Santo

Entry filed under: Reflexão da Palavra. Tags: .

Terço da Libertação Magnificat

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Arquivos

ADMINISTRADORA DO BLOG:

Jane Amábile

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se aos outros seguidores de 373

Categorias


%d blogueiros gostam disto: