OS SANTOS ARCANJOS

28 de setembro de 2010 at 23:20 Deixe um comentário

 

 O Catecismo ensina: “A existência dos seres espirituais, não-corporais, que a Sagrada Escritura chama habitualmente de anjos é uma verdade de fé. O testemunho da Escritura é tão claro quanto a unanimidade da tradição”. (328)

Em toda a Sagrada Escritura há inúmeras passagens relacionadas aos Anjos. Pode-se concluir então que eles são:

criados por Deus ( Cl 1,16)

– adoradores de Deus ( Ap 7,11-12)

-dotados de inteligência e vontade ( Mt 24,31)

Contemplam a face de Deus ( Mt 18,10 )

imortais ( Lc 20,36)

Mensageiros de Deus ( Lc 1, 11-20)

Obedientes a Deus e O servem (Sl 102,20 )

-Ministros da Liturgia Celeste ( Ap 8,2-5)

Próximos de nós ( At 8,26)

-Os que assistem os profetas, autoridades eclesiais e civis ( 1 Rs 19,5-6)

-Salvam os que estão em perigo ( Gn 21, 17-18 )  

-Intercessores, pois levam nossas orações a Deus ( Ap 8,3)

Nossos protetores e defensores  ( Sl 90,11 )

Inspiradores de nosso proceder ( At 11,13)

Acompanhantes da vida da Igreja ( Lc 2,13-14)

-Executores da Ira de Deus ( At 12, 23)

Os que vão a frente de nós, abrindo as portas ( Gn 24,7) 

Os que nos trazem de volta para o caminho da salvação ( Hb 1,14 )

-Os guardiões  da  Palavra de Deus e seus Mandamentos ( Hb 2,2)

– Os que nos Conduzem a Deus  no fim da vida terrena ( Lc 16, 22)

-Portadores da luz de Deus ( Ap 10, 1)

– Vencedores sobre todo o mal ( Ap 20, 1-2)

-Os que nos libertam das prisões ( At 12,7-8)

– Os que trazem a cura de Deus ( Jo 5, 4 )

-A revelação dos desígnios de Deus em sonhos ( Mt 2, 19-20)

-Os que virão com Jesus nos finais dos tempos( Mt 25, 31)

Há nove coros de anjos: os serafins, querubins, tronos, dominações, potestades, virtudes, principados, arcanjos e anjos, distribuídos em três hierarquias. (Ef 1, 21)

Os anjos sempre acompanharam a vida de Jesus. Os santos anjos” rodeiam Cristo e acompanham-no cumprimento de sua missão salvífica em relação aos homens.” ( Felipe Aquino) Tudo foi criado por Jesus e para Jesus, assim também os Anjos: “ Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por Ele e para Ele.” (Cl 1,16) Os anjos estão à serviço do Senhor Jesus em sua missão messiânica como Salvador da humanidade, por isso as Sagradas Escrituras narram sobre a presença dos anjos em vários momentos da vida de Jesus:

1-    O anjo Gabriel anuncia a Maria Santíssima o seu nascimento ( Lc 1, 11-26)

2-    Os anjos glorificam-no após o nascimento (Lc 2,14)

3-    Protegem sua infância (Lc 2,13-19)

4-    Servem Jesus no deserto (Mc 1,13)

5-    Reconfortam-no na agonia (Lc 22,43)

6-    Poderia ter sido salvo por eles (Mt 26,53)

7-    Mensageiros do nascimento de Jesus aos pastores (Lc 2, 10)

8-    Mensageiros da ressurreição do Senhor (Mc 16,5-6)

9-    Na Ascensão anunciam a segunda vinda de Jesus (At 1,11)

10- Na sua segunda vinda para juntar os escolhidos e castigar os injustos (Mt 13, 41-42)

Os Santos Arcanjos, são celebrados pela Igreja no dia 29 de setembro, tem seus nomes terminados com “EL”, que significa Deus, pois a verdadeira natureza dos arcanjos é a existência por causa de Deus e para Ele. Os Arcanjos são mensageiros de Deus, pois trazem Deus para nós. Unem o céu e a terra. Conhecem-nos mais que a nós mesmos. São nossos amigos, pois nos afastam do caminho do mal e nos faz retornar a Deus. São nosso conforto e apoio nos momentos de dificuldades e provações. São três os Santos Arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael.

São Miguel- São Miguel nos defende do dragão e de suas maldades.    Satanás nos acusa dia e noite diante de Deus ( Ap 12, 10 ) Quer nos afastar do Senhor, fazendo-nos pecar. Ao pecar perdemos o esplendor de Deus em nós e nossa dignidade de filhos amados de Deus. E o seu objetivo é esse: impedir a nossa salvação para que não vejamos a face de Deus por toda a eternidade. Na Palavra de Deus aparece o Arcanjo São Miguel vencendo a batalha contra os anjos maus (Ap 12, 7 ) e, protegendo o povo eleito contra Satanás e seus enviados ( Dn 10,13). Seu nome significa: “ Quem é como Deus.”

São Gabriel– Revela os planos salvíficos de Deus. Faz revelações a Daniel sobre o Reino ( Dn 8, 15-16), anuncia a Zacarias o nascimento de João Batista ( Lc 1, 11-13) e, anuncia à Virgem Maria a sua divina maternidade (Lc 1, 26). É o mensageiro da boa-nova da salvação. O Papa Bento XVI diz que o Senhor bate à porta de Maria para receber o sim na proposta de se tornar a Mãe do Redentor e lembra que por diversas vezes o Senhor bate também à porta do coração humano ( Ap 3,20 ), esperando o nosso sim. A encarnação de Deus, o fazer-se carne, deve continuar até o fim dos tempos em nosso coração. O Arcanjo Gabriel é chamado de “ Fortaleza de Deus”.

São Rafael– Aparecem em dois momentos importantes na Palavra de Deus:No matrimônio de Tobias (Tb 6,11-13). São Rafael faz a comunhão entre o homem e a mulher no matrimônio. São Rafael aparece como o anjo a quem devemos recorrer quando estamos com dificuldades no matrimônio, quando este é ameaçado pelo pecado, pelo afastamento dos cônjuges. Cura seus corações pelo sangue de Jesus crucificado e restaura o relacionamento.

Na cura da cegueira do pai de Tobias (Tb 11, 7-8 ). O anjo Rafael foi companheiro de viagem de Tobias e ensinou-lhe como deveria curar a cegueira do pai. Hoje somos cegos para a luz de Deus, por causa dos apegos às coisas materiais. O Papa Bento XVI diz que o serviço de São Rafael é curar nossas feridas e, que a verdadeira ferida da alma e o motivo de todas as outras feridas é o pecado (Tb 12, 9-10). Procuremos a confissão onde somos curados e remidos. São Rafael também é chamado de “Remédio de Deus”.

O que os santos da Igreja dizem sobre os anjos?

São Basílio:” Cada fiel tem ao seu lado um anjo como tutor e pastor, para o levar à vida.”

Santo Agostinho: “É preciso honrar os anjos testemunhando-lhes amor e respeito, mas não adoração, a qual somente a Deus é devido.”

São Tomás de Aquino: “O intelecto angélico é um verdadeiro quadro pintado ou melhor ainda, um espelho vivo que o anjo precisa apenas contemplar para conhecer as coisas naturais deste mundo.”

O Testemunho

Quando tinha seis anos de idade, estava sentada em cima da carroceria de um caminhão com meus parentes. Voltávamos de uma cidade próxima, quando caí no asfalto. Meus pais que estavam no interior do veículo só perceberam minha ausência algum tempo depois. O carro ia numa velocidade média e eles foram avisados por outras pessoas.Todos concluíram que foi um grande milagre de Deus, que enviou seus anjos para me livrar do perigo. E nada aconteceu comigo, embora o acidente tenha sido grave. Minha mãe sempre me ensinou a rezar todas as noites a oração do santo anjo. E agradeço a Deus por isso: Santo Anjo do Senhor\ meu zeloso guardador\ se a ti me confiou\ a piedade divina\ sempre rege-me\ guarda-me\ governa-me\ ilumina-me. Amém.

 Podemos concluir com a fala do Papa Bento XVI:”…nós, seres humanos, deveríamos tornar-nos sempre de novo anjos uns para os outros anjos que nos afastam dos caminhos errados e nos orientam sempre de novo para Deus.”

” Maria é mais santa que os Anjos, mais bela que os Arcanjos, mais venerável que os Tronos, mais poderosa que as Dominações, mais pura que os Poderes, mais radiosa que os Querubins, mais digna de respeito que os Serafins.” ( Homilia in Jaudem Deisparae)- do livro ” Os Anjos” de Felipe Aquino.

Ó Nossa Senhora, intercedas junto a  Jesus, para que envie  seus  anjos para  nos defender de todo o mal e nos guiar no caminho da salvação. Rainha dos Anjos, rogai por nós!

Oremos com os Arcanjos: “São Gabriel com Maria\ São Rafael com Tobias\ São Miguel com todas as hierarquias\ abri para nós esta via.

São Miguel, rogai por nós! São Rafael, rogai por nós! São Gabriel, rogai por nós!

Jane Amábile – Com. Divino Espírito Santo

Anúncios

Entry filed under: Anjos e Arcanjos. Tags: .

ZAQUEU A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


ADMINISTRADORA DO BLOG:

Jane Amábile

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 263 outros seguidores

Categorias


%d blogueiros gostam disto: