“Dou a minha vida pelas minhas ovelhas”. (Jo 10,15)

31 de agosto de 2010 at 21:13 Deixe um comentário

 

Jesus é o bom Pastor que cuida de cada uma de suas ovelhas. Ele quer trazer todas as ovelhas para seu redil, mesmo as desgarradas.  Jesus é como um pastor de ovelhas que procura a ovelha que se dispersou até encontrá-la e quando encontra, ”a põe nos ombros, cheio de júbilo, e, voltando para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Regozijai-vos comigo, achei a minha ovelha que se havia perdido.” ( Lc 15, 5-6 ) O Senhor não se cansa de ir atrás de suas ovelhas e de juntá-las novamente à sua volta: “ Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne seus pintinhos debaixo de suas asas…” ( Mt 23, 37 ).

Mas existem muitos maus pastores, que não tem amor pelas ovelhas, porque essas ovelhas não são realmente suas, mas do Senhor Jesus. Esses pastores, na verdade são mercenários, pois ”quando vê que o lobo vem vindo; abandona as ovelhas e foge; o lobo rouba e dispersa as ovelhas.”( Jo 10, 12 ) .Jesus é a porta por onde as ovelhas devem passar para se sentirem seguras e salvas: “em verdade, em verdade vos digo eu sou a porta das ovelhas.”( Jo 10, 7) 

 Hoje há muitas vozes de falsos profetas ( mercenários) por ai, não gostam de suas ovelhas e oferecem a elas uma vida de fantasia e de prazer que não é a proposta do bom pastor que é a salvação de todos.  Muitas das vezes, precisamos passar pelo sofrimento em nossas vidas para retornarmos ao caminho da salvação, ao redil. Então é preciso fazer renúncias, se  arrepender das faltas cometidas e buscar viver uma vida nova, no Espírito Santo. E isso, na maioria das vezes,  requer disciplina, perseverança e sacrifício. Todos nós ( homens e mulheres ) já passamos por algum tipo de sofrimento em nossas vidas, mas se esse sofrimento estiver inserido na cruz de Cristo, se tornará bênção de salvação pra nós. Pregar uma vida sem sofrimento num mundo tão violento, injusto e cheio de transgressões aos mandamentos de Deus é realmente ser falso profeta. Que não sejamos ovelhas facilmente enganadas por falsos pastores. São Pedro diz em sua carta: “assim também haverá entre vós falsos doutores, que introduzirão disfarçadamente seitas perniciosas.” ( II Pr 2, 1 )

Todos nós temos sede de Deus, só que muitas vezes procuramos Deus onde Ele não se encontra. O Senhor quer ser achado por nós, pois necessitamos d’Ele.  A Palavra de Deus diz: “ Buscai o Senhor, já que ele se deixa encontrar; invocai-o, já que está perto.” ( Is 55, 6 )Ele nos fez e somos seus e só por Jesus somos salvos. Mas, infelizmente, nessa ânsia de encontrar Deus, desesperadamente, buscamos mestres, que não tem os ensinamentos de Jesus e que não nos ama como Ele, que doou sua própria vida pela nossa salvação.

E quem é o bom pastor?

É Jesus Cristo e, que passou essa missão aos Apóstolos, e estes à sua Igreja: nas pessoas do Papa, Bispo, Presbíteros (padres ), Diáconos. Também são pastores: os diretores espirituais e superiores das Congregações Religiosas e Comunidades de Vida; os leigos engajados e à frente das pastorais (lideranças ); e os pais de família na igreja doméstica.

 Mas na Igreja é o sacerdote, o pastor mais próximo das ovelhas de Cristo, e que tem contato todos os dias com elas em suas paróquias. Ao refletir sobre esse tema, o Papa Bento XVI, citou Santo Agostinho:” O sacerdócio, como dizia Santo Agostinho, é um serviço de amor, é o serviço do bom pastor, que oferece a vida pelas ovelhas”. (Jo 10, 14-15)

E como podemos ser bons pastores?

 Seguindo os ensinamentos de Jesus, seus exemplos e principalmente a postura amorosa do Bom Pastor. Mas e, principalmente, podemos aprender através da Palavra de Deus, como se tornar um bom pastor como Jesus Cristo,nosso Mestre e Senhor:

1- O bom pastor deve abrir seu coração às ovelhas, tornar-se conhecido por elas, não ser indiferente, despertar a confiança das ovelhas. Ao som da voz do pastor todas se alegram e sabe que pode contar com sua proteção: “…as ovelhas seguem-no, pois lhe conhecem a voz. Mas não seguem o estranho; antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos” ( Jo 10, 4-5)

2- Dedicar tempo e atenção às ovelhas, saber seus nomes e tratá-las como se fossem únicas, porque é assim que somos para Deus: ”Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz à pastagem.”( Jo 10, 3 )

3- O bom pastor deve procurar conhecer suas ovelhas: observar seu jeito de ser, interessar-se por sua história de vida, suas aflições e suas alegrias: importar-se com elas. No Evangelho de São João capítulo 10, versículos 13-14, Jesus diz que o mercenário não se importa com suas ovelhas, mas que o bom pastor conhece suas ovelhas e elas também o conhecem.

4- Trazer as ovelhas dispersas, as que se extraviaram. Procurá-las e dar-lhes atenção para que não se afastem mais do redil: “Quem de vós que, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la?” ( Lc  15, 4 )

5- Proporcionar às ovelhas feridas, através dos sacramentos da Igreja e da orientação da Palavra de Deus, momentos de cura, de libertação e de mudança de vida: “A ovelha perdida eu a procurarei; a desgarrada, eu a conduzirei; a ferida eu a curarei; a doente eu a restabelecerei, e velarei sobre a que estiver gorda e vigorosa. Irei apascentá-las todas com justiça.” ( Ez 34, 16 )

6-O bom pastor deve esforçar-se para dar a melhor comida para as ovelhas, de forma que elas fiquem gordas e viçosas. Gastar tempo nisso. Doar-se, envolver-se, orar por elas, instruí-las: “Reunirei o que restar das minhas ovelhas, espalhadas pelos países em que as exilei e as trarei para as pastagens em que se hão de multiplicar. “ ( Jr 23, 3 )

7- O bom pastor, com seu cajado, deve sempre se preocupar em conduzir as ovelhas pelo verdadeiro caminho e verdade, que é Jesus Cristo. E deve cuidar para que elas não se machuquem pelas estradas da vida e nem se percam: ”… inda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estais comigo. Vosso bordão e vosso báculo são o meu amparo.” ( Sl 22, 4 )

 Jesus confiou à sua Igreja (o Papa ), o pastoreio do seu rebanho, através da ordem dada a Pedro:” Apascenta as minhas ovelhas”. ( Jo 21, 17 ) O Senhor derramou o Espírito Santo sobre sua Igreja,para que os seus pastores possam  continuar cuidando do rebanho deixado por Ele, através dos sacramentos ( especialmente a Confissão e a Eucaristia); da sua Palavra e da doutrina dos Apóstolos, que conviveram com Jesus ou viveram no seu tempo. E nos deu também Nossa Senhora, sua mãe, para interceder por nós.

Só há um pastor nessa terra, que pode dizer que deu a vida pelas suas ovelhas: Jesus Cristo nosso Redentor. Jesus morreu na cruz por nossos pecados; fomos curados graças às suas chagas e libertados de nossos inimigos (mal). Jesus é a porta por onde as ovelhas, que somos nós, entrarão no Reino que o Pai nos preparou, desde toda a eternidade.

Ó Jesus, meu bom pastor, cuida de mim! Carrega-me no colo, pois me sinto tão cansada, Senhor, pelas lutas da vida… Cura minhas feridas, restaura meu ser. E se eu me desagarrar de ti, não se canse de me procurar, e ao me encontrar, coloca-me no seu redil novamente. Se eu não te escutar, não ligue, continue insistindo. Não permita, Jesus, que eu me perca nas coisas do mundo.  Ó meu Senhor, preciso tanto de ti! 

Jane Amábile – Com. Divino Espírito Santo

Entry filed under: Reflexão da Palavra. Tags: .

A SANTA MISSA “Tive fome e me destes de comer ” ( Mt 25, 35 )

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Arquivos

ADMINISTRADORA DO BLOG:

Jane Amábile

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 323 outros seguidores

Categorias


%d blogueiros gostam disto: