A SABEDORIA DE DEUS
31 de julho de 2010 at 2:15 Deixe um comentário
A vida moral dos cristãos é sustentada pelos dons do Espírito Santo. Estes são disposições permanentes que tornam o homem dócil para seguir os impulsos do mesmo Espírito. Os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus. Em plenitude, pertencem a Cristo, Filho de Davi. Completam e levam à perfeição as virtudes daqueles que os recebem. Tornam os fiéis dóceis para obedecer prontamente às inspirações divinas . ( Cic 1830 e 1831 )
A sabedoria de Deus está em toda a parte e em todas as coisas criadas. Podemos ver na Palavra de Deus, a confirmação dessa verdade absoluta. A sabedoria divina:
– está nos céus e na terra,”nas criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades.” ( Cl 1, 16 )
– está na criação do mundo: “ Quando contemplo o firmamento, obra de vossos dedos, a lua e as estrelas que lá fixastes…” ( Sl 8, 4 )
–está na criação do homem: “ … formastes o homem para ser o Senhor de todas as vossas criaturas.” ( Sb 9, 2 )
–está na criação dos animais: “…eu sou aquele que, por soberana ação da força do meu braço, criei a terra, e os homens e os animais que nela se encontram”. ( Jr 27,5 )
– está no governo do mundo: A sabedoria de Deus governa o mundo “ na santidade e na justiça”. ( Sb 9,3 )
– conhece o coração do homem, seus pensamentos, tudo: “ Deus é maior do que nossa consciência e conhece todas as coisas.” ( I Jo 3,20 )
– tem sob seu domínio todas as coisas e em todos os tempos: “ …sabe o passado e conjetura o futuro; conhece as sutilezas oratórias e resolve os enigmas; prevê os sinais e os prodígios, e o que tem que acontecer no decurso das idades e dos tempos.” ( Sb 8,8 )
– é anterior a tudo o que existe: “ Ela existe antes de todos os séculos” ( Eclo 1,1 ), e no versículo 4: “ A sabedoria foi criada antes de todas as coisas”
Todos nós recebemos a Sabedoria de Deus no batismo como dom do Espírito Santo e depois confirmada na crisma pelo mesmo Espírito: “ Se vós não lhe dais a sabedoria, e se do mais alto dos céus vós não lhe enviais vosso Espírito Santo ?” ( Sb 9, 17 )
Salomão, Daniel, Davi, Esther, Ana e tantos homens e mulheres ilustres da Bíblia foram repletos de sabedoria. Os reis de seu tempo ficavam admirados e impotentes diante da sabedoria de Deus que se manifestava grandiosamente, através deles. Só que a sabedoria de Deus vem somente de Deus e não tem como querê-la se não for pelo Espírito Santo, que é só quem a dá: “ Não pode ser adquirida com ouro maciço, nem pode ser comprada a peso de prata”( Jó 28,15 )
Ao demonstrar tanta sabedoria em suas ações e palavras, os discípulos de Jesus foram abordados por Simão, o mago, que ofereceu dinheiro para adquiri-la. Pedro se indignou e respondeu: “ Maldito seja o teu dinheiro e tu também, se julgas poder comprar o dom de Deus com dinheiro.” ( At 8, 20 ) Quando nos colocamos a serviço do Reino para aconselhar, orar pelos irmãos, consolar, pregar o Evangelho, Deus nos dará a graça de agir a favor do irmão, com o dom de sabedoria. Não podemos receber nenhum privilégio ou favor em troca das graças derramadas por Deus na vida do irmão. A sabedoria só vem de Deus e só a ele pertence toda honra, toda glória, todo louvor e todo agradecimento. Nós somos instrumentos de Deus e canais de graça para o irmão.
O dom da sabedoria é o Espírito de Deus, deixando-se revelar a nós. Dentre tantas coisas materiais que Salomão
poderia pedir a Deus, a única e realmente importante que ele pediu foi a sabedoria. E foi atendido por Deus, pois seu governo foi próspero e pautado no discernimento e na prudência,que são frutos da sabedoria: “ supliquei e o espírito da sabedoria veio a mim. Eu a preferi aos cetros e tronos, e avaliei a riqueza como um nada ao lado da sabedoria.” ( Sb 7, 7-8 )“A história – disse o Papa Bento XVI – faz sentido, porque ela é ‘habitada’ pela Sabedoria de Deus. No entanto, o plano divino não se cumpre automaticamente, pois é um projeto de amor, e o amor gera liberdade e chama a liberdade. O Reino de Deus vem certamente, realmente, e já está presente na história e, graças à vinda de Cristo, já venceu a força negativa do maligno. Todos os homens e mulheres são responsáveis por acolhê-lo na própria vida, no dia-a-dia”.
E o que não dizer de Jesus, que era por inteiro a própria sabedoria: em tudo que falava, em tudo que agia, sua presença, seu silêncio, seu olhar, suas mãos… As suas palavras até hoje e, portanto, será sempre assim, ecoa por todos os cantos desse planeta e tem mudado a vida de milhões de pessoas. Palavras de sabedoria, que são vida e verdade. E desde criança ficou bem clara essa dimensão sábia de nosso Senhor Jesus Cristo. A Palavra confirma que: “O menino ia crescendo e se fortificava: estava cheio de sabedoria, e a graça de Deus repousava nele.” ( Lc 2, 40 ) Maria Santíssima passou para Jesus , em sua educação, palavras e gestos de sabedoria e podemos ver essa afirmação confirmada no canto do magnificat,quando Maria louvou a Deus com tanta sabedoria e inteligência, que seu canto é aclamado e reverenciado por todas as gerações. A sabedoria de Deus revela os pensamentos; as dores e alegrias do coração humano;seus medos e seus planos; suas vitórias e suas derrotas, seu silêncio e sua palavra. Revela o passado, o presente e o futuro, tudo por causa do seu plano de salvação, em Jesus. Ao encontrar-se com a Samaritana no poço de Jacó, Jesus revelou-lhe os seus pecados e ela admirou-se, porque Ele não poderia ter essa informação, pois era segredo dela. Jesus, usou o dom de sabedoria e tocou o coração da Samaritana, que foi anunciar a todos o que tinha acontecido: ” Ele me disse tudo quanto tenho feito.” ( Jo 4, 39) Quando oramos com uma pessoa, Deus revela o mal que está lhe afligindo e a partir dessa revelação a vida da pessoa muda, a fé e a esperança em Deus cresce. É Deus amando e se fazendo presente na vida de seus filhos, pelo dom da sabedoria. O Catecismo ensina:A Sabedoria é um eflúvio do poder de Deus, emanação puríssima da glória do Todo-Poderoso; por isso nada de impuro pode nela insinuar-se. É reflexo da luz eterna, espelho nítido da atividade de Deus e imagem de sua bondade (Sb 7,25-26). O dom da sabedoria não se aprende nos livros, mas é Deus o seu autor único. Ele fala ao coração do homem, dando-lhe discernimento e orientando sua inteligência e sua vontade. Por isso é preciso deixar o coração sempre aberto a Deus, que é o lugar que Ele escolheu para falar conosco, pois ali se encontra o seu Espírito. Pelo dom da sabedoria temos acesso aos bens espirituais e podemos entender mais sobre a vida sobrenatural. Esse dom fortalece a nossa fé,a esperança e o amor a Deus, pois pela sabedoria podemos experimentar algumas de suas verdades reveladas. Muitas de nossas ações e que nos arrependemos depois, são pautadas pela falta de sabedoria, porque vemos as coisas confusamente, por causa do nosso pecado. Mas se precisamos de sabedoria peçamos a Deus que a dá sem medidas a cada um: “Se alguém de vós necessita de sabedoria, peça-a Deus-que a todos dá liberalmente…”( Tg 1,5 )
|
|||||
Entry filed under: Reflexão da Palavra. Tags: sabedoria.
Trackback this post | Subscribe to the comments via RSS Feed