A CURA INTERIOR

26 de julho de 2010 at 1:27 Deixe um comentário

O Dom de Cura é um dom do Espírito Santo e abrange a cura física, interior e espiritual.

A Igreja como corpo de Cristo (I Cor 12,13) precisa continuamente buscar  a saúde total para que nenhum membro de seu corpo, por se encontrar doente, enfraqueça o restante do corpo. É o Espírito Santo “ o princípio de toda ação vital e verdadeiramente salutar em cada uma das diversas partes do corpo”.( Cic 798) Para isso a Igreja dispõe dos sacramentos que atingem todas as etapas da vida do cristão: dão a vida de fé do cristão origem e crescimento, cura e missão. Desde a descida do Espírito Santo em Pentecostes,  Jesus dotou sua Igreja de Dons de Cura como narra São Paulo na sua carta aos Coríntios, capítulo 12, versículo 9.

O dom de Cura Interior é a cura que o Espírito santo realiza dentro do  nosso coração, no mais profundo do nosso ser.  O Espírito Santo é o psicólogo da nossa alma.

Não estamos falando aqui de cura realizada pelos  médicos, pois  eles tem o poder e a autoridade de Deus para curar o doente, através de estudos feitos em uma faculdade, cursos e noções práticas de  tratamentos à base de diagnósticos, remédios e procedimentos cirúrgicos. Não podemos excluir o mérito da psicologia e psiquiatria, que são todos profissionais abençoados por Deus, e capazes de exercer a medicina, segundo seus estudos e preparação na área afim. E o fazem muito bem, com amor e dedicação. E muitos doentes são curados e ficam livres das prisões que a doença traz às suas mentes e  seus corações. Deus em sua Palavra confirma que devemos  procurar  os médicos e se tratar com os medicamentos prescritos por eles, caso estejamos enfermos ( Eclo 38,1): “ Honra o médico por causa da necessidade, pois foi o Altíssimo quem o criou. E também diz no versículo 4” O Senhor fez a terra produzir os medicamentos; o homem sensato não os despreza.”

Mas existem momentos em que há  intervenção direta  de Deus na vida de um doente e ele é curado milagrosamente, ou pelos sacramentos ou pela oração de cura com os dons carismáticos. Jesus fez isso tantas vezes quando esteve entre nós, e continua fazendo hoje, através dos dons de Cura do Espírito Santo.

A cura, pelo dom do Espírito Santo, acontece:

-no físico: Jesus cura todo o tipo de doenças do corpo;

-no espiritual: são as doenças da alma provocadas  pelo pecado, muitas vezes é preciso libertar o pecador  de amarras malignas também;

– e  na mente (  interior), que chamamos de cura do coração ( mágoas e feridas de rejeições, abandonos,perdas…). 

 Hoje vamos refletir sobre o dom de Cura Interior. É a oração feita por uma ou mais pessoas direcionada a um irmão doente emocionalmente ou a uma assembléia inteira, onde o Espírito Santo, pela unção dos dons de sabedoria, ciência e entendimento revelam o mal e a raiz do mal que tem aprisionado a mente humana com pânico, diversos tipos de medo,tristezas, depressão, infelicidade, desesperanças…

São Paulo diz: ” A cada um é dada a manifestação do Espírito para proveito comum. A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria, a outro, uma palavra de ciência, por esse mesmo Espírito; a outro, a fé, pelo mesmo Espírito; a outro, a graça de curar as doenças, no mesmo Espírito; a outro, o dom de milagres; a outro, a profecia; o discernimento dos espíritos; a outro, a variedade de línguas; a outro, por fim, a interpretação das línguas. Mas um e o mesmo Espírito distribui todos esses dons, repartindo a cada um como lhe apraz.”( I Cor 12, 7-11)

A ciência tem confirmado que muitas doenças  tem origem psicossomática, isto é, se  a mente está doente faz o corpo ficar doente. Por exemplo: a ansiedade, muitas vezes fruto do medo (doença da  mente), leva à doença do corpo (hipertensão) . Orávamos com uma irmã, que estava com o corpo coçando e ardendo e não sabia mais o que fazer, pois havia passado muitos cremes e tomado alguns remédios e não sentia nenhuma melhora, quando o senhor revelou que a sua alma estava de luto. Foi ai que ela confirmou o luto ao explicar que sua filha adolescente havia falecido há algum tempo, fato que não tínhamos conhecimento. Foi feita uma oração em torno dessa situação e a nossa irmã foi curada do mal físico,a partir da cura das lembranças  dolorosas. Deus tem feito muitos milagres através da oração de Cura Interior.

Por isso é importante estar sempre atento para que a mente não adoeça e traga doença ao corpo, e podemos ir além: se o corpo e a mente adoecem, é possível que desanimemos e percamos a fé, então adquirimos assim uma doença espiritual também, que nos enfraquecem e nos distanciam de Deus, que tem o poder de  nos curar.

  Precisamos estar com a mente e o coração sempre abertos ao dom da alegria e do amor, para evitarmos as doenças. Deus nos ensina: “ Por isso, meu coração se alegra e minha alma exulta, até meu corpo descansará seguro” ( Sl 15,9)

Deus tem  por nós um amor tão grande, que nos abrange de todas as formas:“ por trás e pela frente”;” quando ando e quando repouso”( Sl  138,  2-5). Só Ele é capaz de penetrar no mais profundo do nosso ser, onde ninguém consegue chegar. Por isso as curas chegam a nós através do Espírito de Deus, que  conhece a cada um e sabe  bem do que fomos feitos.

As feridas do nosso coração

Possivelmente nosso coração tem marcas e feridas de uma vida de desamor. Fomos machucados, de várias formas, no decorrer da vida:

– pela falta de  cuidado para  conosco mesmo: se temos ou tivemos uma vida desregrada, no pecado e vícios.

-pelas dificuldades nos relacionamentos com os  nossos irmãos: sentimentos não resolvidos de  remorsos, complexos de culpa, falta de perdão,desentendimentos,ira, rejeição, não acolhimento,  perdas, solidão interior, carências afetivas,decepções…

-pelos complexos de culpa em relação a Deus, medo do seu poder e raiva por algum acontecimento ruim de nossa vida.

E há ainda as feridas recebidas provavelmente por herança genética: os traumas, as dores da alma, os medos, as perdas e as tragédias vividas pelos nossos familiares no passado.

Se o nosso coração está doente, acaba causando doenças em nosso físico e em nossa alma, por isso necessitamos de cura. Em provérbios 17, versículo 22, Deus diz: “ Coração alegre, bom remédio; um espírito abatido seca os ossos;”  e no capítulo 14, versículo 30: “ Um coração tranqüilo é a vida do corpo”. 

Uma alma doente tem dificuldades de experimentar Deus, de ouvir a boa-nova e se converter a Ele. Por isso Jesus passou uma boa parte de sua vida pública curando os enfermos. Essa é também a  missão que Ele recebeu do Pai, pelo Espírito Santo:” O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa-nova aos pobres, para sarar os contritos de coração,..”( Lc 4, 18) , Como podemos ver, Jesus veio também para curar nossos corações, pois a nossa caminhada em direção a Deus passa pela cura de nossas feridas, principalmente as feridas pela falta de perdão. Jesus nos ensinou que  perdoar é importante para o nosso coração, para a nossa alma. O perdão liberta e cura.

As nossas machucadoras podem nos levar ao pecado e nos desviar do caminho da salvação. Exemplo disso: uma pessoa carente afetivamente, pode buscar fora do matrimônio preecher essa carência, esse vazio interior e cometer o pecado do adultério. Que é um pecado grave e que necessita do Sacramento da Confissão para obter o perdão de Deus, pois o pecador desobedeceu ao mandamento de Deus, traiu e feriu o  esposo(a), os filhos  e a si próprio. Quando amamos a Deus verdadeiramente nada pode ser desculpa para pecar gravemente. O melhor que se pode fazer nesses casos é buscar o quanto antes o tratamento psicológico e a oração de Cura Interior, e principalmente estar unido a Deus em oração, para não cair em tentação.

Jesus cura nosso ser por inteiro, pois Ele é o Deus da vida e nos dá vida em abundância. Que não percamos tempo e abramos  o nosso coração ao seu amor curador e cheio de misericórdia para todos nós. Jesus disse em sua Palavra: Mateus 11,28 ” Vinde a mim, vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei”. Todos que se encontram com Jesus são curados, não só no corpo e na alma, mas também em sua mente. E Jesus completa  no versículo 29:” …e achareis o repouso para as vossas almas.” A nossa mente anda agitada com tantas coisas ruins acontecendo no mundo e em nossas vidas, que precisamos descansá-la em Deus para não ficarmos doentes. E o senhor está nos esperando. Jesus não é só o remédio, mas a prevenção também.

O Papa Bento XVI ensina em ” Deus Caritas Est”( pag. 51): ” A Igreja é uma dessas forças vivas: nela pulsa a dinâmica do amor suscitado pelo Espírito de Cristo. Esse amor não oferece aos seres humanos apenas uma ajuda material, mas também refrigério e cuidado para a alma- ajuda muitas vezes mais necessária do que o apoio material.” e na página 50 : ” Sempre haverá sofrimento que necessita de consolação e ajuda. Haverá sempre solidão.”

O Senhor quer curar nossos corações das feridas da nossa história de vida. Desde a concepção até este momento que estamos vivendo. Tanto o nosso passado quanto o nosso presente Jesus lava com seu Sangue precioso. Ele nos cura dos traumas, complexos,decepções,  medos e muitos outros sentimentos negativos que vão minando nossa mente, adoecendo-a. Ele enxuga as nossas lágrimas.

 Há lugares em nosso ser que é difícil se conseguir chegar: os abismos dentro de nós, as trevas, os mistérios interiores, só o Senhor mesmo pode ir a lugares tão profundos, porque  Ele nos fez e nada fica oculto aos seus olhos:” Senhor, vós me perscrutais e me conheceis, sabeis tudo de mim, quando me sento ou me levanto. De longe penetrais meus pensamentos” ( Sl  138, 1-2)

Recorramos a Deus para que nos cure de todos os males que nos afligem, causando  tristeza, desesperança, dor, inquietação, medo, dúvidas, falta de paz.  E muitos desses males nos empurraram para o vício e  pecado. Precisamos ser” imagem e semelhança” de Deus novamente, como Ele nos criou ( Gn 1, 26). Junto com uma boa  Confissão de nossos pecados, a Cura Interior é também  muito importante para a reconstrução da nossa imagem  e resgate da dignidade de filhos de Deus: ” Vós vos despistes do homem velho com os seus vícios, e vos revestistes do novo, que se vai restaurando constantemente à imagem daquele que o criou, até atingir o perfeito conhecimento”( Cl 3,10)

Nessas três últimas décadas, em que pude exercer o ministério de Cura Interior na Igreja, posso testemunhar que vi muitos se levantando de seus túmulos, como Lázaro, de todo o tipo de  sentimentos de morte, de angústia, de tristeza, de abandono, de pânico, da falta de perdão e ressuscitando com Cristo para uma vida de alegria e de paz. Eu mesma sou um  testemunho vivo de que a Cura Interior tem transformado  a minha vida cada dia mais.

A Cura Interior é um processo gradativo, mas eficaz como tudo o que vem de  Deus, por causa do seu amor, do seu poder e da sua misericórdia para com todos nós.

E para finalizar não podemos esquecer a dor do coração de Nossa Senhora, como se “uma espada transpassasse a sua alma” ( Lc 2, 35), ao ver seu amado Filho morto na cruz. Mas Jesus ressuscitou e a dor  de sua Mãe foi curada e a ferida cicatrizada. Assim também Jesus faz conosco, porque Ele  rerssuscitou e está vivo no meio de nós. E, portanto, tem o poder para curar e cicatrizar nossas feridas e aliviar nossos sofrimentos e dores.

Pai amado, vós que me criastes ” me tecestes no seio de minha mãe”, sabe tudo de mim, cura -me de todas as doenças da mente que estão me impedindo de amar-te com amor filial, amar a meu irmão e a mim mesmo. Abraça-me, Senhor, ponha-me no seu colo. Quero descansar em ti, ó Pai. 

Ó Jesus,médico das almas, visita o nosso coração desde que fomos concebidos pelos nossos pais, pois para vós não há tempo, pois sois o mesmo ontem, hoje e sempre. Acompanha-nos, Senhor, em toda as fases de nossa vida: no ventre de nossa mãe, no nascimento, na infância, na adolescência, na juventude e na fase adulta . Cure a nossa história, Senhor! Livra-nos de tudo  aquilo que tem afetado a nossa mente, para que possamos ter saúde, sermos equilibrados, dóceis e mansos como vós mesmos o sois, Senhor.

A Palavra atesta que” fomos curados graças`as suas chagas.”( Is 53,5) Te amamos tanto, senhor, porque carregastes a cruz também para ficarmos livres das doenças. Que as suas chagas curem as nossas chagas, Senhor!

Espírito  Santo de Deus, queremos semear a paz e a concórdia entre todos os irmãos, mas necessitamos da sua misericórdia e do seu amor curador. Unja-nos com os dons de Cura Interior para levar aos aflitos o alívio para seus sofrimentos.

Santíssima Trindade, tende piedade de nós!

 Maria Santíssima, intercedei  por todos nós, seus filhos, que vivemos “nesse vale de lágrimas”. Rogai a seu Filho Jesus para que nos cure e liberte de todo o mal. Nossa Senhora das Dores, rogai por nós!

 Jane Amábile – Com. Divino Espírito Santo

Entry filed under: Reflexão da Palavra. Tags: .

OS FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO A SABEDORIA DE DEUS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Arquivos

ADMINISTRADORA DO BLOG:

Jane Amábile

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se aos outros seguidores de 373

Categorias


%d blogueiros gostam disto: