OS SACRAMENTOS

16 de julho de 2010 at 2:03 Deixe um comentário

 

OS SETE SACRAMENTOS               A vida litúrgica da Igreja está centrada em duas forças: o Sacrifício Eucarístico e os Sacramentos. Estas duas forças tem como base a Sagrada Escritura, a Sagrada Tradição e o Magistério da Igreja. Por isso nenhum rito sacramental pode ser modificado.Os sacramentos são para a santificação dos fiéis, para a edificação do Corpo de Cristo, que é a Igreja; e para o culto a ser prestado a Deus. O selo do Espírito Santo, que recebemos em todos os Sacramentos é a marca de Deus em nós. Nós lhe pertencemos: “…fostes selados com o Espírito Santo que fora prometido”.(Ef 1, 13 ). Essa marca faz-nos testemunho vivo de Jesus Ressuscitado. Por isso é preciso vigiar nossas atitudes, porque aonde estivermos esse selo nos acompanhará: ” Não contristeis o Espírito Santo de Deus, com o qual estais selados para o dia da Redenção.” ( Ef 4, 30 )Estes são os sacramentos: o Batismo, a Confirmação ( Crisma), a Eucaristia, a Penitência ( Confissão ), a Unção dos Enfermos, a Ordem, o Matrimônio.      O BATISMO – O Batismo junto com a Crisma e a Eucaristia são os chamados sacramentos da iniciação cristã. O Batismo  nos insere no Corpo de Cristo, que é a Igreja, onde Cristo é a cabeça que orienta seus membros, através do Espírito Santo: ” Em um só Espírito fomos batizados todos nós, para formar um só corpo.” ( I Cor 12, 13 )  Jesus ensinou como fazer o batismo dos fiéis: ” Fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.” ( Mt 28, 19 ). É preciso antes do batismo receber a catequese da Palavra, por isso os pais e padrinhos das crianças a serem batizadas, fazem cursos na Igreja e prometem educar seus filhos e afilhados na fé cristã. A partir do Batismo o Espírito Santo mora em nosso coração e recebemos a adoção filial de Deus , podemos chamá-lo de Pai, como Jesus o fez: ” A prova de que sois filhos é que Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: ” Aba, Pai!” ( Gl 4,6).      É o  Espírito Santo  quem nos enche de dons, também chamados carismas por São Paulo. São dons que precisaremos na caminhada para nos santificar e ajudar na santificação de nossos irmãos.Os dons são chamados de Infusos e Carismáticos. Os Infusos são: sabedoria e inteligência, conselho e fortaleza, ciência e piedade, e temor a Deus ( Is 11, 1-2 ).Os dons Carismáticos são:  de milagres, profecia, dom de línguas, interpretação das línguas, palavra de sabedoria, palavra de ciência, dom da fé, dom de cura e dom do discernimento.( I Cor 12, 8-10 ). Não só de dons o Espírito Santo nos enche , mas também de frutos. Em Gálatas 5, 22-23, São Paulo cita-os ” …o fruto do Espírito é caridade, alegria , paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança. Como se dá com todo fruto, é preciso se empenhar em plantar boas ações para colhê-los em abundância, permanecendo em Deus e na sua Palavra: ” Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto…” ( Jo 15,5 )

 

   No Batismo,o Espírito Santo derrama o amor de Deus em nossos corações e nos  faz templos do Espírito Santo:” Não sabeis que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?”( 1 Cor 3,16 )  É importante que se batize ainda criança, pois assim o cristão terá mais tempo para buscar viver a vida de santidade e andar no caminho da salvação, que é Jesus. Pois é essa a principal missão do Espírito  Santo, após a purificação do pecado original no batismo.

 

 Os ritos batismais são: – a água- o mergulho na água, ou água jorrada na cabeça do batizando, significa o mergulho na morte de Cristo, do qual somos purificados do pecado; e ressuscitamos com Cristo para uma vida nova.( Rm 6, 4 )-o sinal da cruz: o batizando é assinalado com a cruz, que é a marca de Cristo, que nos redimiu por ela. Agora é a marca e o nome do batizando também: cristão.– a Palavra de Deus: a Palavra de Deus é proclamada em todo o rito batismal.– a unção com óleo: o batizando é ungido com óleo do Crisma, perfumado, significando, entre outras coisas, que o cristão deve ser perfume no mundo.-a veste branca: Jesus lavou nossas vestes sujas de pecado com seu sangue redentor e tornou-as brancas e puras.– a vela acesa – indica que todo o batizado deve se tornar, à partir do Batismo, um outro Cristo, sendo luz para o mundo. ( Mt 5, 14 )O Batismo de Jesus, ministrado por S. João Batista ( Mt 3, 13-17) é o sinal de Deus para que todos os que queiram pertencer a Cristo e a sua Igreja também sejam batizados num só Senhor, numa só fé, num só Batismo ( Ef 4, 5 )

 

 E em Pentecostes com o cumprimento da promessa do Pai, enviando o Espírito Santo sobre Maria Santíssima e os Apóstolos, o batismo  se trornou possível a todos” pois a promessa é para vós, para os vossos filhos e para todos os que ouvirem de longe o apelo do Senhor nosso Deus”.( At 2, 39) A caminhada de conversão se inicia no Batismo , mas é preciso buscar a santificação diariamente, pedindo a renovação de pentecostes na nossa vida para não vacilarmos na fé, na esperança e na caridade, e receber o prêmio das mãos de Deus no final da nossa vida terrena: a salvação eterna. 

Ó Espírito Santo, faz-nos viver a experiência de seu amor todos os dias de nossas vidas.

 

 A CONFIRMAÇÃO ( CRISMA)  – Na quinta-feira Santa, o Bispo junto com o Clero, benze os óleos que vão ser utilizados nos sacramentos, incluindo o óleo do Crisma. O sacramento da Confirmação é uma complementação do sacramento do Batismo. Mas só pode ser administrado pelo Bispo. Como há muitos batizandos em todas as Comunidades, seria impossível ao Bispo estar presente em todos os batizados, então ele vai num outro momento na paróquia e crisma a todos de uma só vez.

 

 Geralmente se recebe o Sacramento da Crisma na adolescência, pois os fiéis já possuem mais comprometimento com o serviço do Reino e podem servir à Igreja, como Jesus mesmo fala em Lc 4, 18-19 :” O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres…”A unção do óleo do Crisma tem o significado de envio para a mesma missão de Jesus. O Bispo unge cada crismando, falando: ” Recebe o selo do dom do Espírito Santo”.O óleo também é sinal de abundância, alegria, purificação, força, cura, beleza e saúde. 

O Bispo impondo as mãos sobre todos os crismandos, faz a seguinte oração: Deus Todo-Poderoso, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, que pela água e pelo Espírito Santo fizestes renascer estes vossos servos, libertando-os do pecado, enviai-lhes o Espírito Santo Paráclito; dai-lhes, Senhor, o espírito de sabedoria e inteligência, o espírito de conselho e fortaleza, o espírito da ciência e piedade – e enchei-os do espírito de vosso temor. Por Cristo Nosso Senhor.

 O efeito do sacramento da Confirmação é a efusão especial do Espírito Santo, como foi outorgado outrora aos apóstolos no dia de Pentecostes.( Cic 1302)

O Espírito Santo  torna a Igreja fecunda: cheia de dons e frutos, instrumentos de santificação  para todas almas. O Espírito Santo é santo e tudo o que Ele toca se santifica.

 

Jesus amado, renova em nós o Dom do Espírito Santo, que derramaste em nós no Batismo e confirmastes na Crisma. Obrigada, Senhor, porque destes dois sacramentos para selar em nós ” o Espírito da Verdade” que nos leva a ser santos, como Vós Sois santos.

A EUCARISTIA 

É o centro da vida da Igreja. Nela acontece o Mistério Pascal, memória da paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. “A liturgia cristã não somente recorda os acontecimentos que nos salvaram, como também os atualiza, torna-os presentes. O mistério pascal de Cristo é celebrado, não é repetido; o que se repete são as celebrações; em cada uma delas sobrevém a efusão do Espírito santo que atualiza o único mistério” ( Cic 1104) 

No sacramento da Eucaristia, Jesus é presença  viva na Hóstia consagrada em Corpo, sangue, Alma e Divindade.A Consagração só é realizada pelos presbíteros ( Bispos e padres), que pedem a Deus: ” Santificai pelo Espírito Santo as oferendas (do pão e do vinho) que vos apresentamos para serem consagradas, a fim de que se tornem o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que nos mandou celebrar este mistério.” 

Tomar a Eucaristia é querer ter vida, pois Jesus é o Pão da vida terrena e da vida eterna: “Assim como o Pai , que vive me enviou e eu vivo pelo pai, também aquele que de mim se alimenta viverá por mim”.( Jo 6, 57) São João Maria Vianney refletiu: ” Cada Hóstia consagrada é feita para se consumir de amor em um coração humano.” 

Quando comungamos pela primeira vez tivemos ensinamento da Palavra de Deus e da Doutrina da Igreja ( catequese). Também passamos pelo sacramento da Confissão, onde confessamos, nos arrependemos de nossos pecados e assim cremos que fomos perdoados por Deus.Mas mesmo depois da primeira comunhão precisamos confessar, o quanto for necessário para receber o Corpo do Senhor, pois diz São Paulo: ” Que cada um se examine a si mesmo e, assim, coma desse pão e beba desse cálice.” ( I Cor 11,28 )

 É preciso estar em estado de graça ( sem pecado grave)  para continuar comungando. 

 A Igreja recomenda que o fiel comungue sempre que participar da  Celebração da Eucaristia, pois aumenta  a união com o Senhor, perdoa-lhe os pecados veniais e o  preserva dos pecados graves.

Também reforça os laços de caridade entre os fiéis e a unidade do Corpo Místico de Cristo.(Cic pag 338)E principalmente sacia a fome e sede da presença de Deus em nossa vida. Jesus nos convida à Eucaristia e se deixa encontrar: ” Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede.” ( Jo 6, 35 )

Na Celebração Eucarística tem sempre: a proclamação da Palavra de Deus, a ação de graças a Deus Pai por todos os seus benefícios, especialmente por Jesus, a consagração do pão e do vinho e a participação no banquete Eucarístico.

E nunca é demais falar da Palavra que narra a instituição da Eucaristia por Jesus: “ Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “ Tomai e comei, isto é o meu corpo”. Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo:” Bebei dele todos, porque isto é meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados”.

E finalizando essa reflexão, citamos a fala do Papa Bento XVI:“A Eucaristia é escola de caridade e de solidariedade. Quem se alimenta com o Pão de Cristo não pode ficar indiferente perante aqueles, inclusive em nossos dias, que carece do pão cotidiano. Muitos pais conseguem a duras penas encontrá-lo para si e para seus filhos. É um problema cada vez mais grave, que custa ser resolvido pela comunidade internacional. A Igreja não só reza «dá-nos hoje o pão de cada dia», mas, seguindo o exemplo do Senhor, se compromete de todas as maneiras por «multiplicar os cinco pães e os dois peixes» com inumeráveis iniciativas de promoção humana, compartilhando o imprescindível para que a ninguém falte o necessário para viver”.

 Jesus, queremos buscar frequentemente a Sagrada Eucaristia para enchermos da sua força e não vacilarmos nas dificuldades da vida. Ajuda-nos, Senhor a cumprir este propósito. Amém.

A PENITÊNCIA ( CONFISSÃO )

 O sacramento da Penitência e o sacramento da Unção dos Enfermos são chamados  de sacramentos de Cura.A caminhada de conversão passa sempre pelo sacramento da Penitência. Santo Agostinho diz: ” A confissão das más obras é o começo das boas obras. Contribuis para a verdade e consegues chegar à luz. “ 

O Catecismo( 1446) ensina que ” Cristo instituiu o sacramento da Penitência para todos os membros pecadores de sua Igreja, antes de tudo para aqueles que depois do batismo, cometeram pecado grave, e com isso perderam a graça batismal e feriram a comunhão eclesial.”

Durante sua vida pública Jesus demonstrou o poder que tem de perdoar os pecados. Jesus disse ao paralítico: ” Meu filho, coragem!Teus pecados te são perdoados.”( Mt 9,2 )  E passou esse poder aos seus discípulos e estes por sua vez ao Papa, Bispos e Sacerdotes: “Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados, lhes serão perdoados; aqueles a quem os retiverdes, lhes serão retidos.” ( Jo 20, 23 ) O sacramento da Penitência é também chamado o sacramento do Perdão, pois o pecador se reconcilia com Deus e com os irmãos.

Este sacramento , como os demais tem normas a serem seguidas.Para se aproximar do confessionário, é preciso: 

-arrepender-se das faltas cometidas como ofensa a Deus, ao irmão, e à Igreja, Corpo Místico de Cristo, pois “se um membro sofre, todos os membros padecem com ele…( I Cor 12, 26);

–  fazer um exame de consciência  e reconhecer-se pecador diante de Deus. Recorrer à luz do Espírito Santo para lembrar dos pecados cometidos e confessá-los com o coração arrependido, pois Jesus diz que é o Espírito Santo quem: …” convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do juízo”. ( Jo 16, 8 )

 – crer que Deus na sua infinita misericórdia nos perdoa de toda a ofensa cometida;

– fazer um propósito de não mais pecar;

– cumprir a penitência dada pelo confessor;

– confiar que Deus na sua justiça nos dará a remissão da pena eterna dos pecados mortais, veniais e outros. 

Sentimo-nos aliviados e em paz, quando ouvimos na confissão as palavras do sacerdote:” Eu te absolvo dos teus pecados, em nome do Pai. do Filho e do Espírito santo”. 

Os frutos desse sacramento são inúmeros em nossa vida espiritual, mental e física. É um sacramento de Cura. É a Igreja quem diz, então, assim é, pois através de Pedro a Igreja recebeu essa autoridade de Jesus: “Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.” ( Mt 16,19) 

São Padre Pio que muito desempenhou a missão de confessor em seu ministério sacerdotal, disse sobre o sacramento da Confissão: “ O confessionário é um tribunal de Misericórdia Divina, mas ao mesmo tempo a sofrida função da caridade sacerdotal”.

E para concluir o Catecismo diz: ” O sacerdote é o sinal e o instrumento do amor misericordioso de Deus para com o pecador.”( 1465)

Ó Maria Santíssima Concebida sem pecado, ensina-nos a ter uma vida de pureza e castidade para não nos desviarmos do caminho da santidade. 

A UNÇÃO DOS ENFERMOS 

É um sacramento voltado para as pessoas doentes, ou  então debilitadas pela idade avançada. O sacerdote unge a pessoa com óleo, também bento pelo Bispo, e faz uma oração de perdão dos pecados, pois se ela não melhorar e estiver na sua hora de morrer, torna-se o Sacramento uma preparação para a passagem para à vida eterna. 

O sacramento da Unção dos Enfermos pode ser celebrado na casa do doente, hospital ou, e preferencialmente na Celebração Eucarística. A Palavra de Deus diz em Tiago 5, versículos 14 e 15: Alguém dentre vós está doente? Mande chamar os presbíteros da Igreja para que orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor. A oração da fé salvará o doente e o Senhor o porá de pé; e se tiver cometido pecado, estes lhe serão perdoados.”

 A Igreja, pelos sacramentos e orações, tem o poder de curar os doentes, como Jesus fez:” …aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai. E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome vo-lo farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.” ( JO 14, 12-13).

A Igreja tem o mesmo poder de Jesus, porque é banhada continuamente pela fonte de água viva, o Espírito Santo, que ficou conosco, quando Jesus foi para o Céu.: “Tudo o que essa água atingir se tornará são e saudável e em toda a parte aonde chegar a torrente, haverá vida.” ( Ez 47, 9 ) 

Jesus utilizou de vários recursos para curar os enfermos: pela imposição das mãos, pela saliva, pela Palavra, a força das suas vestes, lama, etc…E também nos deu exemplo de que precisamos tratar o enfermo com amor, atenção e cuidado: ” Estive doente e me visitastes”. ( MT 25, 36 )  São Camilo de Léllis colocou em prática os ensinamentos de Jesus, pois buscou “ servir a Cristo na pessoa do doente.” É venerado pela Igreja como o Patrono dos Enfermos.Em Isaías 53,4 diz que o Nosso Senhor Jesus Cristo” levou nossas enfermidades e carregou nossas doenças “, pelo seu sofrimento e morte de cruz.Jesus sempre teve compaixão dos doentes. Muitos o procuravam para serem curados: “ Sua fama  espalhou-se por toda a Síria: traziam-lhe os doentes e os enfermos, os possessos, os lunáticos, os paralíticos. E Ele curava a todos.” ( MT 4, 24 ) A parábola do Bom Samaritano ilustra bem a preocupação de Jesus com os doentes. ( Lc  10,25-35) O Papa Bento XVI “ louva quantos na Igreja, seguindo o exemplo do Bom Samaritano, servem os doentes e os encorajam a perseverar.” E complementa:..é preciso também que haja políticas públicas para os doentes incuráveis ou que estão em fase terminal, principalmente os que devido à sua pobreza, não podem contar com cura médica e estão a morrer sem dignidade. 

Ó Médico dos médicos, cura-nos de todas as feridas de nossa história. Lava-nos com seu Sangue Redentor. Cura-nos pelas suas chagas, Senhor!

 O SACRAMENTO DA ORDEM

Graças ao Batismo, todos os fiéis participam do sacerdócio de Cristo. Mas existe uma outra participação na missão de Cristo, a do ministério conferido pelo sacramento da Ordem, cuja tarefa é servir em nome e na pessoa de Cristo-Cabeça no meio da comunidade. É conferido um poder sagrado para o serviço dos fiéis. Este serviço é o ensinamento ( múnus docendi), do culto divino ( múnus liturgicum ), e do governo pastoral ( múnus regendi).

O ministério ordenado é exercido em três graus: o dos Bispos, o dos presbíteros e o dos diáconos.

Os que recebem esse sacramento são consagrados para serem os pastores da Igreja, em nome de Cristo e na pessoa de Cristo (in persona Christi). O que quer dizer que quando o bispo ou sacerdote, por exemplo, consagram o pão e o vinho na Eucaristia, em Corpo e Sangue de Cristo, proferem as palavras da consagração como se fosse o próprio Cristo: “Tomai, todos, e comei: isto é o meu Corpo, que será entregue por vós”. E “Tomai, todos, e bebei: este é o Cálice do meu sangue, o Sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por nós e por todos para a  remissão dos pecados”.

E o Papa Bento XVI falando aos Diáconos diz: “…em virtude do sacramento da Ordem, vós vos revestis de Cristo“ ( Gl 3,27 ). E São João Maria Vianney  ( patrono dos párocos) fala que “ O Sacerdote é um outro Cristo ( Alter Christus), é seu Ministro Sagrado entre os homens.” E  também: “Se soubéssemos o que é o sacerdote na terra, morreríamos não de espanto, mas de amor”… “O sacerdócio é o amor do coração de Jesus”

 O Bispos, Arcebispos e Cardeais são ordenados no grau máximo do sacramento da Ordem. Todos são Bispos. Para chamá-los usa-se Dom ( senhor). Com o Papa à frente, os Bispos do mundo inteiro formam o Colégio Apostólico, que sucede os Apóstolos na Igreja.

Cardeais são bispos de importantes dioceses do mundo. São escolhidos pelo Papa como representantes da Igreja em todo o mundo. São responsáveis pela assessoria direta ao Papa. São responsáveis pela eleição do novo Papa.

Arcebispo é o bispo de uma arquidiocese. É o titular da sede metropolitana, que é formada pelo conjunto de diversas dioceses ( províncias).  É responsável pelo zelo da fé e da disciplina eclesiástica. Preside a reunião dos bispos da Província.

O Bispo é o pastor da Igreja particular, responsável pelo ensinamento da Palavra de Deus, pela celebração da Eucaristia e demais sacramentos; e pela animação e organização dos carismas e ministérios do Povo de Deus. A cada quatro anos vai à Roma, apresentar ao Papa o relatório do que se realizou em sua diocese.

Pelo sacramento da Ordem não há diferença entre padre, cônego ou monsenhor. Cônego e Monsenhor são títulos de homenagem em reconhecimento por serviços prestados à Igreja.

Através dos Cardeais,  Arcebispos,  Bispos, Sacerdotes e Diáconos, Jesus continua a sua missão salvífica na terra arrancando os homens do pecado e da morte eterna, pelos sacramentos da Igreja.

O Papa Bento XVI convida o Magistério da Igreja a viver “ na obediência a uma única e grandiosa lei, a do amor que se entrega totalmente e serve com humildade uma vida que a graça do Espírito Santo torna cada vez mais semelhante a de Jesus Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, Servo de Deus e dos homens.

A Igreja tem em suas normas sacramentais, o celibato como condição para a vida sacerdotal, pois entende que é uma graça especial aos chamados para a vida do sacerdócio, a exemplo de Jesus, que explica em Mateus 19, 12, o chamado a uma vida inteiramente dedicada ao serviço do Reino.  “O celibato na realidade, constitui uma especial conformação ao estilo de vida do próprio Cristo”. (Papa Bento XVI). A Igreja confere o sacramento da Ordem para os candidatos que estão prontos a abraçar livremente o celibato e manifestam publicamente sua vontade de guardá-lo por amor do Reino de Deus e do serviço aos homens.

Antes de ser papa, bispo e cardeal são todos sacerdotes de Cristo, pois foram ordenados como tal no início do seu ministério. Os sacerdotes são verdadeiros representantes de Cristo em nosso meio. Eles tem sempre pra nos dar: aconselhamento, amizade, sustento, orientação,acolhimento, palavras de sabedoria, disponibilidade. São incansáveis!

São os Bispos e Sacerdotes  que presidem e ministram os sacramentos de nossa Igreja. Precisamos pedir sempre a Deus para que não faltem jovens vocacionados ao ministério sacerdotal. A nossa igreja jamais pode ficar sem eles. 

 A ordenação dos bispos (episcopal) é presidida por pelo menos três bispos, que impõe  as mãos sobre o  bispo que vai receber a ordenação. Já na ordenação dos sacerdotes e diáconos, a presença de um bispo é suficiente.

A ordenação é feita seguindo os ritos próprios do sacramento da Ordem, dentre outros citamos:

– a ordenação é realizada dentro da Celebração Eucarística;

– quem preside a ordenação dos novos sacerdotes e diáconos é o bispo, que impondo as mãos sobre os eleitos, faz a oração consagratória, pedindo o dom do Espírito Santo;

– o eleito prostra-se por terra, é cantada então a ladainha dos Santos pedindo a intercessão por ele;

– os novos sacerdotes são ungidos nas mãos com óleo do sacramento, os diáconos, não;

– os novos sacerdotes e diáconos recebem as suas respectivas vestes, segundo o ministério ordenado de cada um. Se for ordenação do bispo também este recebe suas vestes próprias;

– o novo sacerdote recebe a patena com o pão e o cálice com o vinho, já o diácono recebe o livro dos evangelhos.

Assim como o batismo e a confirmação o sacramento da ordem não pode ser repetido. O chamado e o dom de Deus são irrevogáveis, mesmo que alguém seja dispensado do ministério, continuará sendo diácono, padre ou bispo.

Os candidatos à ordenação episcopal, sacerdotal ou diaconal será sempre o batizado do sexo masculino, nunca de mulheres. É isso que a fé católica reza seguindo a sua Tradição e os Evangelhos, pois Cristo escolheu homens (Apóstolos ) para compor seu discipulado. João Paulo II foi firme sobre isso em sua Carta Apostólica Ordinatio Sacerdotalis: “ …declaro que a Igreja não tem absolutamente a faculdade de conferir a ordenação sacerdotal às mulheres, e que esta sentença deve ser considerada como definitiva por todos os fiéis da Igreja.”  E o Papa Bento XVI conferiu sempre o poder de análise sobre esse assunto à  Congregação da Doutrina da Fé.

As funções de cada são resumidas assim:

– Os Bispos, como sucessores dos apóstolos e membros do Colégio episcopal, participam da responsabilidade apostólica e da missão de toda a Igreja, sob a autoridade do papa, sucessor de S. Pedro.

– Os Sacerdotes (presbíteros) estão unidos aos Bispos e dependem deles para exercer sua função ministerial. Recebem do Bispo o encargo de uma comunidade paroquial ou de uma função eclesial determinada.

– Os Diáconos não recebem o sacerdócio ministerial, mas a ordenação lhes confere funções, sob a autoridade de seu Bispo, no ministério da Palavra, do culto divino, do governo pastoral e do serviço da caridade .

E para concluir no livro do Apocalipse, o Senhor diz: “ Àquele que nos ama, que nos lavou de nossos pecados no seu sangue e que fez de nós um reino de sacerdotes para Deus e seu Pai, glória e poder pelos séculos dos séculos. Amém.

O MATRIMÔNIO 

O Catecismo nos ensina que: A vocação para o matrimônio está inscrita na própria natureza do homem e da mulher, conforme saíram da mão do Criador. A salvação da pessoa e da sociedade humana está estreitamente ligada ao bem-estar da comunidade conjugal e familiar. (1603) 

O homem e a mulher foram criados um para o outro: “Por isso o homem deixa seu pai e sua mãe, se une à sua mulher, e eles se tornam uma só carne.”(Gn 2, 18-25). Jesus disse: “De modo que já não são dois, mas uma só carne”(Mt 19, 6). 

Após cometer o pecado original, Adão, não assume sua responsabilidade e acusa sua esposa Eva de ter o persuadido a comer o fruto proibido. Eva, também não assume sua desobediência e acusa a serpente de tê-la enganado. (Gn 3, 12). Essa divisão aconteceu por causa do pecado original e desde então não é raro os casamentos em conflitos que podem chegar até ao ódio e a ruptura.É importante buscar superar as dificuldades e seguir em frente, pois Deus nos criou no amor, somos a imagem e semelhança de Deus que é amor. O matrimônio cristão é indissolúvel: “O que Deus uniu o homem não separe”.(Mt 19, 6). 

E  São Paulo diz ainda sobre o Matrimônio: “Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe e se ligará a sua mulher, e serão ambos uma só carne”. É grande este mistério: refiro-me à relação entre Cristo e a sua Igreja. (Ef 5, 31-32). Quer dizer que o sacramento do matrimônio concede aos esposos a graça de amarem-se com o mesmo amor que Cristo amou sua igreja e se entregou por ela.(CIC 1661). 

O Espírito Santo se faz presente no matrimônio selando a aliança entre os esposos, e também com Deus, na fidelidade e no amor.  Para o casal (homem e mulher) que vão contrair o matrimônio é necessário:

 -serem desimpedidos

-serem batizados

-serem livres para escolher casar

-dar o consentimento (sim)

-é preciso ter certeza do ato em si e ter testemunhas para atestá-lo 

– fazer a celebração do casamento publicamente, de preferência na Igreja

-Fazer a troca das alianças entre os cônjuges: “A aliança dos esposos é integrada na aliança de Deus com os homens. O autêntico amor conjugal é assumido no amor divino. Relembra o simbolismo de Deus com seu povo”.( Cic) 

-estarem abertos a procriação e à educação dos filhos, pois Deus abençoou o homem e a mulher e disse: “Crescei e multiplicai-vos”(Gn 1, 28).

O vínculo matrimonial jamais pode ser dissolvido. É um ato livre dos esposos, mas depois de concluído é uma realidade irrevogável. A Igreja não pode ir contra a disposição da sabedoria divina que diz na sua Palavra que o matrimônio é indissolúvel. 

 Sobre Nulidade 

Existem razões graves e fortes que podem levar “a nulidade do casamento”, são situações que passarão pelo tribunal eclesiástico a quem compete o julgamento e a sentença, que torna nulo ou inexistente o matrimônio, se as provas e testemunhos apresentados estão de acordo com as normas do processo de nulidade. 

Sobre casamentos mistos 

Os casamentos mistos, onde um dos conjugues não professa a fé católica, deve ser acompanhado pela Igreja, e os próprios cônjugues deverão se empenhar mais na vivência do amor, para que essa diferença de crença, não seja um empecilho para a harmonia do casal e desentendimento na educação  de seus filhos. 

 Sobre  separação 

O Catecismo diz: Quando a união do casal já se tornou insuportável, pelos muitos conflitos, a Igreja admite a separação física dos esposos. Mas não deixam de ser marido e mulher diante de Deus, e não são livres para contrair uma nova união. A Igreja por fidelidade a Palavra de Jesus se mantém firme em não reconhecer válida nova união: “Quem repudia sua mulher e se casa com outra, comete adultério contra a primeira. E se a mulher repudia o marido e se casa com outro, comete adultério.” Mc 10, 11-12 O ideal é que o casal busque a reconciliação, pois sempre haverá essa ligação perene entre eles, por causa da força do sacramento. A Palavra de Deus retrata isso:” Eu sou do meu amado e meu amado é meu” ( Ct 6,3).

O lar cristão é o lugar em que os filhos recebem o primeiro anuncio da fé: é chamado de Igreja doméstica, comunidade de oração, partilha e amor.São Paulo recomenda:” Filhos, obedecei a vossos pais segundo o senhor; porque isto é justo. Honra teu pai e tua mãe, para que sejas feliz e tenhas longa vida sobre a terra.” Efésios capítulo 6, versículos 1 e 3. E continua a nos exortar:” Pais não exaspereis vossos filhos. Pelo contrário, criai-os na educação e doutrina do Senhor”. ( Ef 6, 4 )

Hoje há muitos e graves conflitos familiares, como nunca houve na história do mundo. Se seguíssemos a orientação de Deus que nos pede obediência aos seus Mandamentos, com certeza tudo isso seria evitado.  O Papa Bento XVI diz: “As iniciativas voltadas para salvaguardar os valores essenciais da vida, desde sua concepção, e da família, fundamentada no casamento indissolúvel entre um homem e uma mulher, ajudam a responder a alguns dos desafios que, hoje, se opõem ao bem comum”.

Jesus comparou o amor e o respeito entre os esposos no matrimônio ao mesmo amor que Ele tem por sua Igreja: ” Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela.”( Ef 5, 25) E  “Ora, assim como a Igreja é submissa a Cristo, assim também o sejam em tudo as mulheres a seus maridos.” ( Ef 5, 24) Quando há o amor recíproco, a submissão não é escravidão, mas diálogo e entendimento.

 

Ó Jesus, como nas Bodas de Caná , dai o vinho novo do amor, da paciência, da compreensão, da fidelidade e do perdão a todas as famílias cujo matrimônio tem passado por dificuldades.

Ó Maria Santíssima, Mãe e Advogada nossa, interceda junto ao seu Filho Jesus pela Igreja, pelo Papa, pelos Bispos, pelos Sacerdotes, pelos Diáconos e por todas as famílias cristãs. Amém.

Jane Amábile- Com. Divino Espírito Santo

Entry filed under: Reflexão da Palavra. Tags: .

ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO OS FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


ADMINISTRADORA DO BLOG:

Jane Amábile

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 318 outros seguidores

Categorias


%d blogueiros gostam disto: