ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

7 de julho de 2010 at 2:37 2 comentários

 

 Jesus Cristo se dá na Eucaristia, em forma de comida e bebida para nos alimentar espiritualmente, tanto nessa vida quanto para toda a eternidade. ( Jo 6, 53)  Mas Ele quis ficar ainda mais conosco, deixando-se encontrar no Sacrário.

O Sacrário fica no lugar de maior destaque da Igreja. E a hóstia consagrada é  guardada lá com chave. Só o sacerdote  tem acesso e as pessoas as quais ele designar, que normalmente são os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão.Qualquer desrespeito à Hóstia Consagrada é um desagravo a Deus, e os fiéis precisam se penitenciar e oferecer sacrifícios por esse desagravo.

Quando o Anjo apareceu aos pastorinhos Lúcia, Jacinta e Francisco, em Fátima, lhes ensinou uma oração em desagravo ao Senhor presente na Eucaristia: ” Meu Deus! Eu creio, adoro, espero e amo-vos. Peço-vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não vos amam.”

 Estar diante de Jesus Sacramentado é colocar-se em atitude de respeito, silêncio, contemplação e com o coração adorador, pois estamos diante de nosso Deus e Senhor. Quando Moisés esteve no  Monte Sinai, Deus mesmo lhe ensinou como se portar na presença d’Ele: ” Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que te encontras é uma terra santa. ” ( Ex 3,5 )

Se pudermos ajoelhar diante de Jesus Cristo no Sacrário é bom, porque a Palavra de Deus tem vários exemplos de pessoas que se ajoelharam diante do Senhor, para que diante d’Ele ” se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos” ( Fl 2, 10 ). Também no Salmo 94, versículo 6, o salmista diz: ” Vinde, inclinemo-nos em adoração, de joelhos diante do Senhor que nos criou. “

 

Podemos citar algumas dessas pessoas:

-Quando a pecadora colocou-se  aos pés de Jesus chorando e banhou seus pés com suas lágrimas e ungiu-o com óleo. ( Lc 7, 38 )

-Jairo também ajoelhou-se diante de Jesus, pedindo que ressuscitasse sua filha.  A Palavra diz: ” …prostou-se diante dele…” ( Mt 9, 18 )

– A Cananéia ajoelhou-se aos pés de Jesus, quando veio pedir que livrasse sua filha da possessão do demônio: ” Mas aquela mulher veio prostar-se diante dele…” ( Mt 15, 25 )

– No céu , ajoelharemos  diante do trono de Deus: ” …os vinte e quatro Anciãos inclinavam-se profundamente diante daquele que estava no trono e prostavam-se diante daquele que vive pelos séculos dos séculos… ( Ap 4, 10 )

 Mais que dobrar os nossos joelhos é dobrar o nosso coração diante de Jesus Sacramentado; é sentir-se “um pobre vermezinho” ( Is 41, 14 ) diante da grandeza de Deus; é exaltá-Lo para humilhar-se a si mesmo, como fez Nossa Senhora no Magnificat;  é submeter-se ao seu senhorio;  é reconhecer-se criatura diante do criador;  é proclamar suas maravilhas; é confessar que Jesus é o único Salvador…

 São Pedro Julião Eymard diz que: ” Foi Maria que primeiro adorou o Verbo Encarnado em seu seio virginal; quem ao vê-lo nascer, lhe ofereceu o primeiro dom do amor, que lhe fez a primeira profissão de fé”.  Maria tem o título de Mãe dos Adoradores. Depois de Maria e José, foram os pastores e os Magos os primeiros adoradores de Jesus.

Além de adorarmos Jesus no Sacrário, a Igreja coloca no altar a Hóstia Consagrada dentro do Ostensório,  na primeira quinta ou sexta-feira de cada mês, ou em datas especiais. Esse é um momento de profunda adoração e louvor com orações espontâneas ou elaboradas anteriormente, geralmente presidida pelo sacerdote.  Ao final da adoração o sacerdote dá a bênção aos fiéis com o Santíssimo.  Se for uma hora de adoração é chamada de Hora Santa.

A Igreja tem também testemunho de adoração pública a Jesus Sacramentado, quando sai em procissão com o Santíssimo pelas ruas dos bairros. Isso se dá especialmente no dia de Corpus Christi. Em muitos lugares do Brasil, o Santíssimo, nas mãos dos sacerdotes, passa sobre tapetes floridos, ornados pelos fiéis.

Diversas Congregações Religiosas de  nossa Igreja,  em diversas partes do mundo,  fazem a Adoração Perpétua. Que é uma adoração incessante a Jesus sacramentado, que pode durar dias, semanas, meses ou anos.  Eis algumas das Congregações religiosas que tem o carisma da Adoração Perpétua: as Irmãs Sacramentinas, as Filhas do Santíssimo Sacramento; a Sociedade do Santíssimo Sacramento, etc…

 A nossa adoração a Deus será perfeita quando o adorarmos em espírito e com sinceridade de coração. Jesus disse à Samaritana e está dizendo pra nós hoje: ” Deus é espírito, e os seus adoradores devem adorá-lo em espírito e verdade. ” ( Jo 4, 24 ) Como  Tomé, possamos dizer a Jesus, do fundo do nosso coração: ” Meu Senhor e meu Deus!” ( Jo 20, 28 )

Busquemos a cada dia mais frequentar o Sacrário, lugar da presença do Deus vivo e ressuscitado no meio de nós. Deus quer ser encontrado por nós para dar o que necessitamos. Ele está sempre a nos esperar: ” Mantive-me à disposição das pessoas que não me consultavam, ofereci-me à queles que não me procuravam. Eis-me aqui, eis-me aqui, dizia eu a um povo que não invocava meu nome. ( Is 65,1 )

As graças que acompanham a devoção ao Santíssimo Sacramento são inúmeras, eu mesmo posso atestar muitas delas na minha vida.

Fica ali, irmão( a ), diante de Jesus no Sacrário, em oração silenciosa. Não precisa buscar emoções. A presença de Jesus é o suficiente para nos abastecer de graças sem conta.  Ele é ” o Verbo que se fez carne e habitou entre nós” ( Jo 1, 14 ). Porque Deus está em nosso meio, cremos então que somos curados das enfermidades  da alma, do corpo e da mente. 

Deus diz no Evangelho de São João: ” O Verbo era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem” ( Jo 1,9 ).  Deixemos que a luz de Cristo que vem da Hóstia Consagrada no Sacrário, nos livre de todo tipo de trevas e nos encha do amor de Deus.

 Adoro-vos! Ó Jesus, meu amado, meu tudo! Sou vossa, Senhor! Pertenço a ti, Senhor! Amo-vos! Confio em vós, meu Senhor!

 Sois a verdade que eu quero falar!  Sois a esperança que eu quero buscar!  Sois o caminho por onde quero passar!  Sois a vida que eu quero viver!

Ó Mestre e Senhor Jesus, estais  no Sacrário como fonte de amor e misericórdia para todos os  que vos buscam!  Que alegria saber que sois presença viva de  Deus Ressuscitado na hóstia consagrada.  Não estamos sozinhos, Senhor!

 Obrigada, meu Senhor e meu Deus! 

Jane Amábile – Com. Divino Espírito Santo

Entry filed under: Reflexão da Palavra. Tags: .

A CONSOLAÇÃO DE DEUS OS SACRAMENTOS

2 Comentários Add your own

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Subscribe to the comments via RSS Feed


ADMINISTRADORA DO BLOG:

Jane Amábile

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 319 outros seguidores

Categorias


%d blogueiros gostam disto: