A ALEGRIA: FRUTO DO ESPÍRITO SANTO

17 de junho de 2010 at 14:35 Deixe um comentário

 

A alegria é fruto do Espírito, como também a paz, a paciência, a afabilidade, a caridade, a bondade, a fidelidade, a brandura, a temperança.

 
O motivo da nossa reflexão , hoje, é o fruto da alegria.
 
No Batismo e na Crisma o Espírito Santo derrama sobre nós seus dons e frutos. Mas a Igreja ainda nos deu algo a mais nesses sacramentos: o óleo da alegria, o qual somos ungidos, e que muito nos ajudarão a viver num mundo cheio de decepções, doenças, perdas, traumas, separações, fracassos…Ao passarmos  por essas situações, muitas vezes, caímos na tristeza, angústia e depressão. Por isso precisamos do fruto da alegria.Ninguém está livre das situações  ruins da vida. Em Eclo 40, 1-11,  Deus nos fala que todos os homens, desde os mais ricos e poderosos aos mais humildes passam por isso em algum momento da vida.
 
Então todos nós precisamos cultivar a alegria em nosso coração. É prudente, pois Deus  continua a nos alertar em Eclo 30,25, que: “… a tristeza matou a muitos e não há nela utilidade alguma.”  e antes no versículo 23: ” … a alegria do homem torna mais longa sua vida”.A ciência tem chegado a conclusão que, em alguns casos, o bom humor e a alegria podem apressar o restabelecimento da saúde de um doente.
 
Existem sentimentos em nosso coração que denominamos alegria, mas na verdade são prazeres e sensação de bem-estar passageiros, que não sobrevivem às tempestades da vida, quando elas aparecem.
A verdadeira alegria vem do Espírito Santo e ela permanece sempre conosco em todas as circunstâncias: boas ou ruins. 
 
Como fazer então para cultivar a verdadeira alegria?
 
A Palavra de Deus e o Catecismo nos dão preciosos ensinamentos:
 
1- Fortalecer a fé em Deus: ” A fé faz nos degustar como por antecipação a alegria e a luz da visão de Deus, na eternidade” ( Cic 163 ). Isso anima a nossa alma, que está sempre buscando a Deus.
 
2- Esperar pela realização das promessas de Deus, o tempo que for necessário: ” A Esperança nos traz alegria mesmo na provação” ( Cic 1820 ). Mesmo diante dos problemas, não desistir. Esperar em Deus.
 
3- Praticar a caridade, isto é, fazer o bem a todos ( Cic 1829 ). O amor alimenta nosso ser e nos enche de  paz e alegria.
 
4- Colocar-se a serviço do Reino: ” Feliz aquele que se compraz no serviço do Senhor”…( Sl 1,2 a ). Evangelizar para que todos encontrem a salvação em Jesus.
 
5- Guardar os Mandamentos e permanecer em Deus. Jesus deu este conselho e concluiu: “…para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa” ( Jo 15, 10-11 ).  Precisamos fugir do pecado e das tentações, e buscar  uma vida de graça.
 
5- Viver a partilha e a fraternidade na Comunidade Eclesial ( Igreja ): ” Unidos de coração frequentavam todos os dias o templo. Partiam o pão nas casas e tomavam a comida com alegria e singeleza de coração” ( At 2, 46 ). Conviver com os irmãos de Comunidade é muto bom, porque Deus não nos fez para vivermos sós.
 
Se seguirmos todos esses ensinamentos teremos permanentemente, a alegria do Espírito Santo e seremos testemunhas do amor de Deus para nossos irmãos, mesmo nos momentos mais difíceis que passarmos, porque ” nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades, nem as alturas, nem os abismos, nem outra qualquer criatura nos poderá apartar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus, nosso Senhor”( Rm 8, 38-39). 
 
Mas a alegria plena só a teremos no Céu quando nossa alma então será pertença total de Deus.  
O que Santa Teresa de Jesus diz sobre a Alegria: ” Espera, ó minha alma, espera. Ignora o dia e a hora. Vigia cuidadosamente, tudo passa com rapidez, ainda que tua impaciência torne duvidoso o que é certo e longo um tempo bem curto. Considera que quanto mais pelejares, mais provarás o amor que tens a teu Deus e mais te alegrarás um dia com teu Bem – Amado em gozo e deleite que não podem ter fim”.
 
Ó Senhor, faz-nos viver a cada dia alegremente sabendo que podemos confiar todas as coisas a Ti.
 
Jane Amábile – Com. Divino Espirito Santo

Entry filed under: Reflexão da Palavra. Tags: .

Oração de Louvor A CONVERSÃO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Arquivos

ADMINISTRADORA DO BLOG:

Jane Amábile

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se aos outros seguidores de 373

Categorias


%d blogueiros gostam disto: